quinta-feira, 14 de junho de 2012

SISTEMAS DE SEGURANÇA NA LOGÍSTICA PORTUÁRIA - PORTO DE SANTOS


TCC: A IMPORTÂNCIA DOS SISTEMAS DE SEGURANÇA NA LOGÍSTICA PORTUÁRIA - APLICAÇÃO NO PORTO DE SANTOS -Volume 2

Autora: Ana Paula A. F. M. de Fretas

Orientador: Prof. Dr. Daniel Alves Zacarias

Ano: 2011


   No mundo atual, tornar os processos mais eficientes, minimizando erros ao máximo possível, é primordial para as empresas. Para conseguir alcançar tal objetivo, a tecnologia voltada para sistemas de automação é a mais utilizada e no meio logístico, esses sistemas aumentam a segurança e a confiabilidade dos procedimentos.

   Após os ataques terroristas de 11 de setembro de 2001, a segurança nos portos tornou-se assunto questionável pela vulnerabilidade que os mesmos podem ter, pois navios de várias nacionalidades aportam neles.  Porém, desde 1912, ano em que o navio Titanic naufragou, já se tem essa preocupação.  Para discutir esse assunto, a IMO (Conferência Diplomática da Organização Marítima Internacional) vem sempre atualizando o Código Internacional para a Proteção de Navios e Instalações Portuárias (Código ISPS ou ISPS Code), que visa normalizar mundialmente os procedimentos de segurança marítima.

   No Brasil, a Marinha é a responsável pela certificação dos navios e a CONPORTOS (Comissão Nacional de Segurança Pública de Portos, Terminais e Vias Navegáveis) pela certificação das instalações portuárias. Adaptar-se às necessidades exigidas pelo código é uma tarefa difícil, já que a implementação de sistemas que visam melhorias na segurança (desde ataques terroristas até tráfico de drogas) são caros e precisam ser constantemente atualizados.


   O Porto de Santos, considerado o maior da América do Sul, é certificado como complexo e seguro, pois conta com normas rígidas de fiscalização e monitoramento dos meios de acesso aos cais públicos, obedecendo assim, às exigências feitas pela CONPORTOS. Quanto às empresas que exercem atividades nas áreas privadas do cais, estas recebem constantes orientações sobre as normas de acesso que devem ser colocadas em prática.

   As tecnologias empregadas no Porto de Santos são tidas como modelo para outros portos brasileiros. Com sistemas integrados de controle de acesso de pessoas e veículos, que utilizam o cadastramento e o credenciamento dos mesmos, além da utilização de crachás e cartões de acesso, a acessibilidade ao porto fica centralizada àqueles que realmente precisam e estão autorizados a acessar o cais. Por isso, a importância deste tipo de sistema está ligada não somente à segurança dos portos em si, mas também à segurança nacional, pois os portos são uma grande via de acesso ao país, e sem ele estaríamos vulneráveis a todos os tipos de ameaças.




GRUPO SURICATO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Já comentou?