terça-feira, 26 de junho de 2012

HUB PORT

ALTERNATIVAS PARA IMPLANTAÇÃO DE UM PORTO CONCENTRADOR DE
CARGAS NO BRASIL-PORTO DE ITAJAÍ

VOLUME 2

ELABORADO POR  JAQUELINE ALINE TRAVAGLIA

ANO: 2011

ORIENTADOR: PROFESSOR ÁLVARO CAMARGO PRADO

Apesar de uma situação de crise monetária enfrentada ao redor do mundo, através de esforços privados e governamentais as movimentações de cargas em torno do globo vêm aumentando constantemente com o passar dos anos.
Define-se através deste TCC com a temática de HUB PORT Alternativas para Implantação de um Porto Concentrador de Cargas- Porto de Itajaí volume 2 que, HUB PORT é um porto concentrador de cargas que possui linhas de navegação direta e que através dele todas as cargas se concentram num determinado porto para posterior separação e distribuição para uma determinada área ou região específica.
Segundo a autora deste volume, HUB PORT é um tipo de porto muito eficiente na redução dos custos, pois os navios ficam mais tempo em navegação e menos tempo operando, porém para que isso ocorra é necessário que o terminal seja eficiente possuindo maquinários que atendam a operação e atinjam a produtividade, tendo como exemplos internacionais abordados no TCC, são os Portos Concentradores de Carga:
Porto de Shangai (China), Porto de Hong-Kong (China), Porto de Rotterdam(Holanda), Porto de Hamburgo (Alemanha), Porto de Le Havre (França), Porto de Houston (EUA) e o Porto de Caucedo (Rep. Dominicana).
Apresenta-se através deste TCC a viabilização de um Porto Concentrador de cargas (Hub Port), no Brasil, o qual o é um país que vem apresentando um crescimento considerável no mercado internacional, em que o principal modal de transporte utilizado é o transporte marítimo, por meio dos portos.
Este TCC tem como ponto abordado o Porto de Itajaí, que se localiza no litoral Norte de Santa Catarina que é o principal porto deste estado e se tornou o segundo maior porto de movimentação de contêineres do Brasil apesar das grandes dificuldades enfrentadas. Apresenta-se também a história deste porto, sua infraestrutura e as condições e exigências para que o Porto de Itajaí se enquadre na posição de Porto Concentrador de Cargas (HUB PORT).

 O Porto de Itajaí está localizado em uma posição teoricamente estratégica, pois localiza-se em um raio de 600 km dos estados produtores de bens e os mesmos detém consequentemente a maior participação no PIB brasileiro e usam o Porto de Itajaí como principal meio de escoamento de seus produtos. Porém este porto possui uma grande deficiência que é a multimodalidade de transportes, ou seja, nessa região há uma malha ferroviária que tenha ligação com o porto abordado. Segundo a autora, a principal consequência dessa deficiência é que um porto concentrador de cargas trabalha tanto com a importação quanto com a importação de produtos sendo necessário o modal ferroviário para atingir uma alta eficiência devido a alta demanda do mercado.



Diante de aspectos positivos e outros negativos apresentados, conclui-se que o Porto de Itajaí diferentemente dos Portos do Nordeste, é o que menos apresenta condições dentre os portos brasileiros estudados para se tornar um Hub Port, para que isto aconteça serão necessários muitos investimentos por parte do governo e investimentos privados, se isto ocorresse teríamos um grande desenvolvimento naquela região do país.





GRUPO ORNITORRINCO


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