quarta-feira, 12 de setembro de 2012

A BICICLETA COMO MEIO DE TRANSPORTE


A Bicicleta como Meio de Transporte

André Assis da Silva
Orientador: Prof. Dr. Eric Amaral Ferreira
2010

    
   Não se sabe ao certo o ano de sua criação, nem mesmo ao certo quem foi o inventor, o que temos de concreto é que desde sua idealização a bicicleta possuía a intenção de facilitar a locomoção em vias terrestres. Foram diversas modificações até chegar ao modelo que temos hoje. Alguns estudiosos no assunto dividem-se entre Leonardo da Vinci e o Conde Sirvac como sendo o pai da criação, mas já havia registros mais antigos que poderiam nos remeter a idealização.

   A história se inicia através da criação de Sirvac, o celerífero, que significa velocidade, marcha ou cavalo de duas rodas.

               
Celerífero do Conde Sirvac de 1790

  Já o desenho de autoria de Leonardo da Vinci apresentava pedais e corrente de propulsão, tal como se pode ver nos dias de hoje, mas acredita-se que pela posição do eixo de direção se uma pessoa tentasse se equilibrar o equipamento dobraria ao meio.

    Ambos trabalhos foram de grande importância para o desenvolvimento deste meio de transporte, mas foi a Draisiana de Karl Von Drais que saiu do papel e se tornou possível de utilização. Poder controlar a direção, sentado em um selim, apoiando seus pés no chão causava sensação de conforto e segurança, o que conferia a este equipamento notório destaque. Após muitas batalhas Drais conseguiu patentear sua criação, que marca o ponto decisivo para se desenvolver o equipamento como meio de transporte.

    Outros modelos foram surgindo ao longo dos anos, com partes de ferro, sendo utilizadas como fonte de lazer, mas muito se pensava em como inserir um mecanismo de propulsão, que na época já se achava em diversos meios de transporte. Em 1838 Kirkpark McMillan acoplou um mecanismo a roda traseira, acionado por manivelas na parte dianteira do quadro, desta forma, foi criada a tração traseira, assim como utilizamos atualmente.

  A chegada do velocípede é considerada o grande marco na história da bicicleta, pois ele atendia as necessidades de propulsão de forma menos exaustiva fisicamente, e marcavam de forma definitiva a inserção dos pedais àquela que viria se tornar a nossa bicicleta como conhecemos.



Velocípede de Pierre Michaux

       Após algumas adaptações, passando pelas clássicas bicicletas com rodas dianteiras maiores, entre outras adaptações, chegamos ao modelo apresentado por Guilmet-Meyer, que mesmo diferente do atual, é o que mais se assemelha, por possuir todos os elementos encontrados nas atuais.

 O trabalho apresentado mostra fatos históricos, passando por diversos modelos desenvolvidos ao longo do tempo até se chegar à bicicleta atual, esclarecendo a importância da forma geométrica utilizada hoje, não só com relação ao transporte seguro e confortável, mas também como uma forma saudável de utilização do equipamento, causando benefícios ao corpo de seu utilizador.

 Aos interessados em compreender melhor o desenvolvimento deste equipamento recomenda-se a leitura deste TCC, que pode ser encontrado na biblioteca da Fatec Rubens Lara, em  três volumes, com um completo estudo sobre o assunto, desde a criação, até os benefícios trazidos pelo mesmo.

Grupo Águia
Ariane, Felipe Lopes, Lucas, Pricila, Vinícius Costa e Vinícius Dalcheco.

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