segunda-feira, 17 de setembro de 2012

INFRAESTRUTURA PARA OS CRUZEIROS MARÍTIMOS


Infraestrutura para os Cruzeiros Marítimos
Concais Volume 4


Márcio Alves Asenjo




Orientador: Professor MSc. Álvaro Camargo Prado


2009

                

       O que começou como forma de migração em períodos de guerras de dificuldades através dos Transatlânticos veio a se tornar uma forma muito rentável nos dias de hoje por meio dos Cruzeiros.

       Cidades Portuárias viram nesse mercado uma grande oportunidade de se tornarem pólos turísticos se adequando as leis e infra-estruturas exigidas pelo mercado.

       O setor ainda necessita de uma grande melhoria principalmente na infra-estrutura, os terminais portuários do País ainda não estão preparados para a demanda crescente do setor.

       A grande exigência na parte de Logística seja nas operações internas, embarque e desembarque de passageiros, infra-estrutura nos terminais, suprimentos, transportes, armazenagem, carga e descarga, são os grandes desafios do mercado Brasileiro que ainda sofre com a falta de pessoal treinado, falta de infra-estrutura nos portos e arredores que ainda dividem espaço com os terminais de carga e descarga causando transtorno e congestionamento no setor de embarque e desembarque.

 
Porto de Santos 


             

       Famoso pela sua movimentação de cargas o Porto de Santos recebe desde o grande período de migração os Transatlânticos vem tentando se atualizar desde então, a partir de 1998 o porto recebeu um terminal só de passageiros e começou a fazer parte do Mercado de Cruzeiros tendo como primeiro Navio atracado o Costa Marina.

       Desde então o terminal vem recebendo investimentos para melhor se adequar as necessidades dos passageiros, os investimentos em infraestrutura no período de 1998 à 2010 chega a casa dos 43 milhões.

 
       Após esses investimentos o porto de Santos tornou-se o maior e mais moderno terminal de passageiros da America Latina, preparado para receber os turistas de todo o mundo.
  

 
Infra Estrutura do Terminal


                               

       O Terminal de Passageiros conta salas climatizadas, lojas de conveniência, lanchonetes, bancos 24hroas, amplos salões de embarque e desembarque, salão de chek-in com capacidade de atender mais de 6 navios ao mesmo tempo, estacionamento, ambulatório com UTI entre outros.

       Com capacidade para atender mais de 35 mil pessoas diariamente o que significa em média 9 navios por dia, necessita de uma grande operação para embarque e desembarque de passageiros e movimentação de bagagens.



Transito

       Situado em um local de carga e descarga o entorno do terminal de passageiros é o grande problema que acaba causando congestionamento na atracação dos navios. Por melhor que seja a infra-estrutura interna, a parte externa sofre com a grande movimentação de carga e descarga do maior porto do País, o engarrafamento causado por caminhões de carga, carros e vans de passageiros acaba causando problemas e atrasos no embarque e desembarque de passageiros dos Cruzeiros.
 

O Mercado
 
                                

       O mercado Brasileiro de turismo ainda é muito pequeno e pouco explorado, porem vem crescendo a cada dia gerando empregos diretos e indiretos movimentando a economia. Ainda existem muitos problemas, as cidades que recebem os Cruzeiros estão aprendendo que não basta ter o porto é necessário ter um planejamento urbano que cative com fácil locomoção e alternativas de laser para os passageiros.
 

                    

Grupo Tatu
 

Integrantes
Andre Acsonov / Eduardo Nardi


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Já comentou?