quarta-feira, 26 de setembro de 2012

LOGÍSTICA DE TRANSPORTE DE CARGA


Logística de Transporte de Carga
Projeto: Estudo Sobre Operações de Pás Eólicas no Porto de Santos

Tatiana Ferreira dos Santos
 Orientador: Prof. MSc Thames Richard da Silva
2011



             Fontes de energia alternativas estão em alta, seus benefícios são inúmeros, mas em especial o desenvolvimento sustentável. Veremos a energia eólica, que vem crescendo no Brasil, mais precisamente sendo implantada no nordeste brasileiro.

        São fabricadas no Brasil, na cidade de Sorocaba e exportadas principalmente para Houston (EUA), Costa Rica e índia. Como Sorocaba se encontra mais próximo a Santos, seu transporte é feito pela estrada e quando chega na descida para Santos deve ser agendada, pois existe a limitação de apenas 12 carretas, cada uma contento uma pá eólica.

        A estrada é fechada, o trânsito interrompido e o transporte deverá ser efetuado entre às 00:00 e 5:00 horas. Ao chegar a Santos as pás seguem para o porto onde são embarcadas no navio para o transporte.



   A logística do transporte das pás eólicas é predominantemente rodoviário e marítimo, sendo que requer muito cuidado para que não haja danos a carga. As pás são consideradas cargas especiais e indivisíveis, sua locomoção depende de caminhões especiais. Devem ser transportadas mediante a AET, pois podem atravancar o trânsito, interferindo no trânsito das cidades. Por isso o transporte das mesmas deve ser sempre efetuado em horários alternativos.

      A operação do transporte dessas pás é registrada pelo documento denominado “Discharge Notes”, que constitui o documento do navio no ato do embarque da carga e para a descarga, assim deverão seguir instruções específicas, considerando as condições locais e portuárias.


          A logística para o transporte de cargas indivisíveis precisa integrar todos os elementos que envolvem o transporte de uma carga específica controlar o tempo e o custo, e a preocupação maior com segurança e qualidade da carga a ser entregue.

      O transporte para a adoção de fontes renováveis ficou muito limitado ao rodoviário, sendo que não é considerado o modal mais eficaz nem tanto o mais ecoeficiente. De outro lado, o estudo de vagões mostra que uma operação pode viabilizar ou limitar a capacidade de evolução do país a partir de suas operações logísticas.

      Assim, pode se repensar o transporte deste tipo de carga sendo adotada uma operação multimodal, viabilizando o equipamento adequado conforme as exigências locais e seu planejamento.

   O trabalho apresentado elenca algumas informações importantes para àqueles que pretendem entender mais sobre a logística do transporte destes materiais, ou mesmo somente para conhecimento por curiosidade.  As pás realmente intrigam pelo seu tamanho, e pelo trabalho realizado até que cheguem ao porto de Santos. Recomendamos sua leitura, o trabalho pode ser encontrado na biblioteca da FATEC Rubens Lara – Baixada Santista.

Grupo Águia
Ariane, Felipe Lopes, Lucas, Pricila, Vinicius Costa, Vinicius Dalcheco



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