sexta-feira, 14 de setembro de 2012

INFRAESTRUTURA PARA OS CRUZEIROS MARÍTIMOS

Infraestrutura para os Cruzeiros Marítimos
Cruzeiros Marítimos e o Porto de Santos 
Volume 1

Raphain Barbosa Ferreira de Moraes
Orientador: Professor Msc. Álvaro Camargo Prado
2009



Os cruzeiros marítimos possuem uma ligação extensa com a logística nas suas operações, desde o momento da movimentação do passageiro até seu local de embarque, incluindo a infraestrutura dos terminais de embarque de passageiros, as estações de trânsito e todos os seus processos internos e externos que necessitam de suprimentos, transporte, armazenagem, procedimentos de carga e descarga, serviços e até estrutura de gestão ambiental para os resíduos produzidos.



A infraestrutura do terminal Concais em Santos, frente aos outros terminais brasileiros, é de grande suporte aos usuários, sendo o maior e mais moderno terminal da América Latina. O Concais, através de seus investimentos, proporciona que as operações ocorram da forma mais organizada possível. O terminal dispõe, dentre muitos serviços, de: salões de embarque e desembarque climatizados, sistema de comunicação audiovisual, lojas de conveniência, lanchonetes, cafeterias, sanitários, telefones públicos, acesso à Internet e banco 24 horas; serviço de táxi, informações turísticas; serviço terceirizado de locação de veículos de passeio, ônibus e vans, para transfer e city tour, e helicópteros; estacionamento, ambulatório para primeiros socorros e UTI móvel com equipe médica especializada, Instalações para Polícia Civil, Vigilância Sanitária, etc.



Segundo a Abremar (Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos), os cruzeiros marítimos proporcionam, para as regiões em que faz escalas, benefícios econômicos. Não apenas com os gastos de turistas e tripulantes, mas também porque muitos dos produtos adquiridos para a operação do navio são nacionais, como combustível, frutas, alimentos básicos, algumas bebidas, entre outros. Vale também colocar que as companhias marítimas, pagam altas taxas para utilização da infraestruturar portuária e local. E, ao longo da cadeia de funcionamento da atividade, paga todos os impostos a que a atividade está sujeita.



Podemos sentir de forma indireta os benefícios e impactos dos cruzeiros. Ao construir uma imagem positiva dos destinos, os cruzeiros despertam o interesse e a atenção de investidores que passam a enxergar, nas regiões, ótimas oportunidades de investimento. Até mesmo a rede hoteleira que é uma grande opositora aos cruzeiros é beneficiada, pois os passageiros dos navios tem, normalmente, poucas horas para conhecer os belos destinos onde o navio faz escala, isso faz com que muitos destes passageiros realizem um retorno mais planejado e demorado.



No âmbito nacional, a carência de infraestrutura dos terminais portuários para passageiros, bem como sua falta de segmentação a pessoas, sendo geralmente concorridos com a movimentação de cargas, são um dos fatores que devem ser discutidos e reavaliados para o desenvolvimento do setor.



A relação porto e cidade deve ser interligada pelos fatores logísticos externos aos terminais de passageiros. Tomando como referência o Porto de Santos, onde existe um tráfego conflitante entre cargas e pessoas, podem ser apresentados, como possível solução, os projetos de revitalização portuária, a reestruturação das zonas portuárias inutilizadas, a revigoração dos pontos turísticos da cidade e o incremento da economia regional.


Grupo Dragão
Adolpho Moreira
Adriana Pereira
Alan Gatti
Anderson Floriano
Bruna Freire
Fotis Dionysios
Marisol de Andrade
Vinícius Dias da Cunha

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