domingo, 2 de setembro de 2012

A IMPORTÂNCIA DA EMBALAGEM NA AGROINDÚSTRIA DO LEITE UHT


A importância da embalagem na agroindústria do Leite UHT - A Integração da Logística e do Marketing


Barbara Morgon Sichieri


Isabela Ribeiro Cassaro


Orientador: Professor Ms. Álvaro Camargo Prado


2011








        A embalagem é a capa do livro, além de facilitar o manuseio e transporte do produto, ela também tem grande importância no marketing do mesmo, expirando boa aparência e confiança aos consumidores, mas sua função mais importante é manter essa mercadoria utilizável por mais tempo, dando a ela mais tempo de vida e consumo.

        Onde ela já está integrada dentro da logística de transporte e armazenagem, tornando o leite um produto mais prático e com uma maior praticidade para locomoção sob quaisquer meio de transporte que seja desde que a embalagem não seja avariada ou aberta. Faz com que ele seja unitizado mais facilmente e assim ocupa menos espaço, este usado para mais produtos estocados, mais espaço e menos custos para todos. Ela deve ter uma das funções de facilitar o manuseio em meio os consumidores para melhor e mais usabilidade, como torná-lo mais simples na hora de estocar ou guardar até uma próxima vez. É ela quem faz o principal marketing do mesmo, ela deve chamar a atenção e ser atrativa aos olhos dos consumidores, pois ela na maioria das vezes tem um custo maior que o próprio produto, mas ela também é uma forma de mostrar o mesmo de uma forma agradável aos consumistas entre outras informações que podem levar a compra do mesmo.

        O leite sendo um dos produtos de origem animal tem uma deterioração mais rápida, necessitando de uma logística e armazenagem sem erros. Onde nesse processo de transportá-lo foram utilizadas várias formas que com qualquer mínimo atraso ou erro, levava a perda do produto, pois ele estava sempre em contato com o ar, bactérias entre outras vulnerabilidades dele. A melhor opção na época mesmo tendo dificuldade em seu sucesso foi o transporte do leite a granel. Eis ai que surgiu o leite longa vida UHT (Ultra Alta Temperatura-UAT), que depois de passar por determinadas temperaturas e processos de esterilização da matéria prima, ele deve ir para a embalagem que o protege de qualquer contaminação, onde a máquina possui os materiais de em embalagem em bobinas, esta embalagem para o tratamento UHT é uma chapa com diversas camadas que são capazes de proporcionar proteção contra luz e oxigênio.

        Essa embalagem é o Tetra Pak, produzida depois da Segunda Guerra Mundial, que é uma embalagem em formato tetraédrico, cartonada e que contribui mais ainda para a durabilidade e segurança do leite por dentro e por fora, sendo composta por seis camadas de diferentes de plástico, papel e alumínio. Estes têm suas funções para a embalagem e para o produto, para que ela seja forte e para que ela não retire nenhum valor nutricional do leite ou suas características de cor, aroma e sabor.

        Ela também colabora nos custos além de segurança e durabilidade, sendo seu custo 70% a 75% menor que um produto que necessita de refrigeração tanto no transporte como na armazenagem do produto nos mercados.



 
Grupo Tatu
Andre Acsonov / Eduardo Nardi

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Já comentou?