sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Logística hospitalar: Variáveis de controle, planejamento e previsão da demanda.

LOGÍSTICA HOSPITALAR: VARIÁVEIS DE CONTROLE, PLANEJAMENTO E PREVISÃO DA DEMANDA.

TCC Elaborado por: Mauricio Teixeira Veiga Junior
Orientador: Prof.Dr. Mário Nogueira Neto.

Ano 2011


O Trabalho de Conclusão de Curso do aluno da Fatec Rubens Lara teve como foco principal a identificação da importância do controle, planejamento e demanda na Logística Hospitalar atualmente.
Apresentando os princípios, a historia, os diferentes tipos de medicina no mundo (antigamente a medicina se baseava em crenças, mitos, folclores, etc) os hospitais e sua importância global, fica difícil imaginar um mundo sem ela. A palavra Medicina vem do latim: a arte de curar e significa área de conhecimento que se utiliza de métodos práticos e teóricos para prevenir e (ou) curar alguém de algum mal.





Os hospitais não eram como conhecemos na nossa realidade, em prédios específicos com equipamentos informatizados com responsabilidade de atender os doentes, a prevenção de doenças, restauração da saúde, funções educativas, promoção de Pesquisas Básicas, que têm como finalidade de expansão e aprofundamento dos conhecimentos humanos.
O ambiente hospitalar pode ser divido em cinco grandes zonas: internação, serviços médicos, áreas industriais, pacientes externos e administração. A complexidade do hospital, que está diretamente ligada a sua capacidade, é o grau de sofisticação tecnológica do empreendimento.
Com e preocupação em atender em as demandas externas, estabeleceu-se a Logística Hospitalar. Os hospitais utilizam à logística como uma aliada para manter sua ordem e eficiência, pois um local de atendimento à população precisa ser bem administrado e ter total ligação com os principais pontos da logística, pra seu bom funcionamento interno. Entre eles estão:

  •  Transporte: Mercadorias que chegam ao hospital através desse importante sistema de locomoção. A análise da administração é verificar o tempo de espera dos produtos, que são pedidos com urgência, o transporte de órgãos do corpo para transplante de um paciente, material de limpeza, entre outros, são o tempo e o custo do transporte que tem como finalidade a ida e vinda dos hospitais.

  • Manutenção de estoque: Para qualquer negócio é importante a reposição de estoque para garantir tempo para o consumidor, e em um hospital não é diferente, pois é necessário ter um responsável que verifica a falta de um produto, sua reposição rápida e a importância no tratamento de um paciente, consequentemente, tendo que ser avaliado a quantidade e qualidade do estoque todos os dias. É de extrema importância manter sob controle o estoque de um hospital, não só para evitar a falta de medicamentos, como também o desperdício, ao comprar quantidades desnecessárias de um mesmo produto e não os utilizar em tempo hábil, fazendo com que percam a validade. A classificação dos equipamento e produtos é uma maneira de controlar o estoque.


Num hospital é preciso levar em conta os pontos da logística: armazenagem, manuseio de materiais, embalagem de proteção, obtenção, programação de produtos e manutenção de informação. Todos esses elementos juntos facilitam o planejamento e continuidade do estabelecimento, pois, a situação monetária dos produtos está ficando cada vez mais alta, tanto para o consumidor, tanto para o empresário hospitalar que precisa de diferentes aquisições de máquinas e produtos industrializados. A utilização dos métodos logísticos dentro de um hospital é essencial para se salvar umas vidas com isso podem perceber o quanto a logística hospitalar é delicada e imprescindível.

                      Grupo Cachorro



Integrantes:Bruno, Eduardo Lúcio, Juliana, Lohrana, Rayssa, e Yasmin.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Já comentou?