domingo, 30 de setembro de 2012

MODELO COMPUTACIONAL PARA PROJETO DA ARMAZENAGEM - Armazenagem e Movimentação de Materiais Volume 2


MODELO COMPUTACIONAL PARA PROJETO DA ARMAZENAGEM
Armazenagem e Movimentação de Materiais
Volume 2

DAISY DALOMA COSTA
Orientador: Profº MSc. Ruy Cordeiro Accioly
2011


A armazenagem e a movimentação de materias estão diretamente ligadas ao custo logístico. Se uma empresa mantém um centro de distribuição em locais estratégicos vai ganhar vantagem competitiva alem de reduzir custos de transportes.
Todo armazém realiza 04 funções básicas sendo:
Recebimento é a fase da conferencia física e documental dos produtos entregues.
Estocagem: após serem devidamente identificados são armazenados em local apropriado.
Separação: quando existe um pedido nessa fase é feita a localização e separação do produto.
Expedição: é a fase final onde ocorre o embarque dos produtos e/ou entrega.

As 07 Etapas da Armazenagem
Fonte: Adaptado de Revista Intralogística
Redução de custos, coordenação entre a oferta e demanda, efeitos no mercado, equilíbrio no processo seletivo, continuidade de produção são os fatores principais para as empresas manterem armazéns ativos para guardarem seus estoques. Alem do mais importante que é garantir que os produtos não se danifiquem ou estraguem.
 Quando os materiais não podem ser empilhados ou para melhor aproveitamento do espaço físico são utilizadas as estruturas de armazenamentos. Com elas o material fica protegido e também fica mais fácil sua localização e movimentação no armazém. Dentre eles estão:

- Leves: estantes, mezaninos, estantes deslizantes;
- Pesados: porta-pallets (convencionais, com dupla profundidade, drive-in, drive-trough, para estocagem dinâmica, etc.);
- Especiais: para bobinas, carpetes, etc.

O arranjo físico é a disposição física racional dos equipamentos, pessoas e materiais da maneira mais adequada ao processo produtivo, cujos objetivos são integrar esses elementos para possibilitar uma produção eficiente, reduzir transportes e movimentos de materiais, permitir um fluxo regular de materiais e produtos ao longo do processo produtivo, evitando gargalos, além de proporcionar utilização eficiente do espaço ocupado, dentre outros. (BALLOU, 2006; CHIAVENATO, 2005)
Dentre os novos segmentos de arranjo físico a verticalização é a mais comentada, pois alem de facilitar a movimentação da carga o especo físico dos armazéns é mais bem aproveitado reduzindo o custo por metro quadrado. Sem contar que a separação é mais eficiente e rápida.

Verticalização: Estrutura Porta-Pallets
Fonte: Bertolini Sistemas de Armazenagem
O transporte dos materiais é realizado por diversos tipos de equipamentos. As empresas estão investindo na compra de maquinários adequados para a movimentação de cargas, pois com eles a separação ou armazenagem dos produtos está cada vez mais rápida reduzindo custos.

Empilhadeira Trilateral
Fonte: Site LogisMarket
 

A função da embalagem é manter o produto sem nenhum dano físico, facilitar na armazenagem e no transporte e evitar possíveis trocas. Para a movimentação dos produtos existem diversos dispositivos dentre eles: Caixas de madeiras, caixas plásticas, contentores descartáveis, filmes esticáveis e os pallets. O pallet dentre os citados é mais utilizado mundialmente, pois o seu tamanho otimiza o transporte nos baús dos caminhões.

Pallet Padrão PBR
Fonte: Site da Bellaforma


GRUPO FALCÃO
Arthur Naka, Felipe Dias, Gislâine Assunção, Márcio Pereira, Oswaldo Chaves e Sarah Borges


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Já comentou?