quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

A INFLUÊNCIA DOS CRUZEIROS MARÍTIMOS NA CIDADE DE SANTOS


A Influência dos Cruzeiros Marítimos na Cidade de Santos
Amanda Aparecida de Siqueira Lemos
Carolina de Souza Carvalho
Orientador: Professor Thames Richard Silva
2010
 
Terminal de Passageiros do Porto de Santos
O presente trabalho visa retratar os impactos que traz atividade de cruzeiros marítimos na cidade de Santos. Foi realizada uma análise sobre a aplicação da logística no ramo do turismo e os impactos econômicos do advindos do setor cruzeirista, bem como análise dos impactos logísticos e da infraestrutura utilizada.
Um destes segmentos é o turismo, que, com seu crescimento muito significativo, encontrou na logística uma fórmula para uma expansão em que o nível de serviço ao cliente consiga ser otimizado: fornecendo produtos e serviços turísticos no local correto, no momento desejado, na quantidade solicitada e, principalmente, com a qualidade desejada e ao menor custo possível. Dentro do segmento de turismo, os cruzeiros marítimos destacam-se por seu crescimento significativo e constante.
As estatísticas são animadoras não apenas no tocante à geração de empregos, sejam estes diretos ou indiretos, mas também com relação ao principal elo desta cadeia: o cliente (passageiro). O número de viajantes cresce consideravelmente ano a ano e o nível de serviço é elevado, com grande satisfação por parte dos clientes. Ao longo dos últimos 12 anos, com o início das operações do Terminal Marítimo de Passageiros Giusfredo Santini – Concais, a cidade de Santos vem assumindo sua vocação natural para os cruzeiros marítimos. O ritmo ainda é lento, o que pode ser identificado através da falta de infraestrutura em alguns aspectos abordados neste trabalho, além da alarmante falta de divulgação dos atrativos e pontos turísticos junto aos turistas. Como o foco das operações portuárias no porto de Santos são as cargas, a participação do terminal de passageiros é muito pequena quando comparado ao todo das receitas e operações do porto, desprezando muitas vezes o potencial da cidade e do terminal para a geração de renda e receita.
Será abordada a movimentação econômica gerada na cidade de Santos pelo turismo de cruzeiros e toda a infraestrutura envolvida nesta atividade. O montante econômico gerado pela movimentação de cruzeiros no país é a ferramenta que impulsiona o setor a buscar mais investimentos na infraestrutura. Assim, será possível analisar os impactos para a região e a cidade de Santos, bem como para o porto, no tocante a questões de renda e economia e da infraestrutura necessária para o atendimento da crescente demanda.
A movimentação econômica é notória podendo se tornar mais significativa com essa exploração de potencial. Tais elementos são essenciais para maximizar os gastos dos turistas na cidade aumentando o giro de capital. O segmento de cruzeiros é benéfico pelos impactos diretos na economia, tais como empregos e renda para as cidades receptoras. Também produz impactos indiretos significativos, através dos impostos recolhidos e da cadeia produtiva de suprimentos para os navios, passageiros e tripulantes. O terminal de passageiros do porto de Santos tem infraestrutura para receber um alto número de turistas, porém toda infraestrutura ao seu redor não está preparada para atender a demanda, que a cada temporada tem se elevado. Assim o potencial existe, necessitando apenas ser corretamente explorado.
 
 
Grupo Tatu
 
Integrantes
 
André Acsonov / Eduardo Nardi / Marcus Vinicius
 

Um comentário:

  1. Olá como faço para poder visualizar o trabalho completo? estou fazendo o meu TCC e estou a procura do maior numero de material possivel para enriquece-lo. Obrigada

    ResponderExcluir

Já comentou?