TECNOLOGIA DE INFORMAÇÃO NO TRANSPORTE RODOVIÁRIO DE CARGA
MÔNICA LARANJEIRA DE SOUZA SEABRA
MÔNICA LARANJEIRA DE SOUZA SEABRA
PROFESSOR MSC. ÁLVARO CAMARGO PRADO
2009
O Ministério dos Transportes estima que 58%
desse transporte de carga é realizado através de rodovias, o que faz do
transporte rodoviário no país um fator determinante da eficiência e da
produtividade sistêmica da economia. Comparações internacionais revelam que há
espaço significativo para melhoria da eficiência da atividade no Brasil.
Partindo-se do princípio de que a
atividade de transporte une todos os elos da cadeia logística e de que essa
operação concentra grande parte dos custos, as transportadoras têm dado grande
importância às suas atividades gerenciais, procurando conhecer cada vez mais
todos os fatores que influenciam em seu desempenho, para poder encontrar
alternativas que amenizem os problemas enfrentados por esse setor. Com base
nessa característica as empresas de transporte de carga estão buscando na
Tecnologia de Informação um meio de se tornarem eficientes e diferenciadas.
Tão
importante quanto a eficiência e a eficácia na prestação de serviços em
transporte o Sistema de Informação deverá, necessariamente, ser ágil
de qualidade e principalmente atender com segurança e exatidão às necessidades
dos Clientes contribuindo com a competitividade que o Mercado cada vez mais
exige. Atrelada a isso está a preocupação em reduzir custos, melhorar a
eficiência operacional e o nível do serviço prestado ao cliente, porém esses
desafios são ainda maiores quando se tem um setor envolvido em problemas que
precisam ser analisados e sanados.
São problemas enfrentados
pelo transporte rodoviário de carga do Brasil: a idade avançada da frota, o
roubo de carga, as más condições das estradas, a restrição quanto à circulação
de veículos pesados em centros urbanos e os altos tempos de espera para carga e
descarga nos terminais.
Os modernos sistemas de
transporte estão revolucionando, oferecendo indicadores-chave de desempenho
combinados à total rastreabilidade da operação de transporte, por meio de um
painel de comando e controle, esse modelo de gestão garante a transferência de
atividades, antes não integradas e administradas isoladamente. Do planejamento,
controle e execução de transportes à gestão de contratos de fretes para compra
e venda; da otimização de cargas e rotas com múltiplos critérios de otimização,
tais como movimento contínuo, multiparada, milk-run, multimodal com
consolidação e consolidação de cargas, até a seleção da melhor transportadora
com base no custo-benefício; da redução dos custos da operação de transporte e
distribuição à gestão de eventos em tempo real na execução do transporte.
Questões antes difíceis, por vezes impossíveis, de serem respondidas com
segurança agora permitem significativas reduções de custo, graças a avançadas
soluções de logística disponibilizadas pela Tecnologia da Informação. E o mais
importante: fazem a diferença entre uma empresa se tornar ou não competitiva. A
imagem abaixo mostra os benefícios
oferecidos pelo uso da Tecnologia de Informação:
Apesar das dificuldades de
implementação, treinamento e mudança cultural, certamente o investimento em
tecnologia da informação apresenta uma relação custo benefício muito favorável,
além dos ganhos com aspectos intangíveis, como o nível de serviço.
Uma questão adicional refere-se a velocidade de difusão
das tecnologias de TI em empresas de menor porte. Considerando que a empresa
avaliada é de grande porte e localizada numa região desenvolvida, pode-se
prever que as empresas de pequeno e médio porte tenham maior dificuldade para a
implantação de equipamentos de TI.
Adolpho Moreira
Adriana Pereira
Alan Gatti
Anderson Floriano
Bruna Freire
Fotis Dionysios
Marisol de Andrade
Vinícius Dias da Cunha
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