domingo, 16 de dezembro de 2012

TECNOLOGIA DE INFORMAÇÃO NO TRANSPORTE RODOVIÁRIO DE CARGA

TECNOLOGIA DE INFORMAÇÃO NO TRANSPORTE RODOVIÁRIO DE CARGA
MÔNICA LARANJEIRA DE SOUZA SEABRA
 PROFESSOR MSC. ÁLVARO CAMARGO PRADO
2009



O Ministério dos Transportes estima que 58% desse transporte de carga é realizado através de rodovias, o que faz do transporte rodoviário no país um fator determinante da eficiência e da produtividade sistêmica da economia. Comparações internacionais revelam que há espaço significativo para melhoria da eficiência da atividade no Brasil.


Partindo-se do princípio de que a atividade de transporte une todos os elos da cadeia logística e de que essa operação concentra grande parte dos custos, as transportadoras têm dado grande importância às suas atividades gerenciais, procurando conhecer cada vez mais todos os fatores que influenciam em seu desempenho, para poder encontrar alternativas que amenizem os problemas enfrentados por esse setor. Com base nessa característica as empresas de transporte de carga estão buscando na Tecnologia de Informação um meio de se tornarem eficientes e diferenciadas. 

Tão importante quanto a eficiência e a eficácia na prestação de serviços em transporte o Sistema de Informação deverá, necessariamente, ser ágil de qualidade e principalmente atender com segurança e exatidão às necessidades dos Clientes contribuindo com a competitividade que o Mercado cada vez mais exige. Atrelada a isso está a preocupação em reduzir custos, melhorar a eficiência operacional e o nível do serviço prestado ao cliente, porém esses desafios são ainda maiores quando se tem um setor envolvido em problemas que precisam ser analisados e sanados. 






São problemas enfrentados pelo transporte rodoviário de carga do Brasil: a idade avançada da frota, o roubo de carga, as más condições das estradas, a restrição quanto à circulação de veículos pesados em centros urbanos e os altos tempos de espera para carga e descarga nos terminais.

Os modernos sistemas de transporte estão revolucionando, oferecendo indicadores-chave de desempenho combinados à total rastreabilidade da operação de transporte, por meio de um painel de comando e controle, esse modelo de gestão garante a transferência de atividades, antes não integradas e administradas isoladamente. Do planejamento, controle e execução de transportes à gestão de contratos de fretes para compra e venda; da otimização de cargas e rotas com múltiplos critérios de otimização, tais como movimento contínuo, multiparada, milk-run, multimodal com consolidação e consolidação de cargas, até a seleção da melhor transportadora com base no custo-benefício; da redução dos custos da operação de transporte e distribuição à gestão de eventos em tempo real na execução do transporte.

Questões antes difíceis, por vezes impossíveis, de serem respondidas com segurança agora permitem significativas reduções de custo, graças a avançadas soluções de logística disponibilizadas pela Tecnologia da Informação. E o mais importante: fazem a diferença entre uma empresa se tornar ou não competitiva. A imagem abaixo mostra os benefícios oferecidos pelo uso da Tecnologia de Informação:



Apesar das dificuldades de implementação, treinamento e mudança cultural, certamente o investimento em tecnologia da informação apresenta uma relação custo benefício muito favorável, além dos ganhos com aspectos intangíveis, como o nível de serviço.

Uma questão adicional refere-se a velocidade de difusão das tecnologias de TI em empresas de menor porte. Considerando que a empresa avaliada é de grande porte e localizada numa região desenvolvida, pode-se prever que as empresas de pequeno e médio porte tenham maior dificuldade para a implantação de equipamentos de TI.




Adolpho Moreira
Adriana Pereira
Alan Gatti
Anderson Floriano
Bruna Freire
Fotis Dionysios
Marisol de Andrade
Vinícius Dias da Cunha

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