domingo, 2 de dezembro de 2012

CO-PROCESSAMENTO DE RESÍDUOS INDUSTRIAIS NAS EMPRESAS CIMENTEIRAS


CO-PROCESSAMENTO DE RESÍDUOS INDUSTRIAIS NAS EMPRESAS CIMENTEIRAS


Autor: EDGAR BATTISTIN ULIANA



Orientador: Prof. Msc. Thames Richard Silva




Representando uma grande questão logística, a destinação de resíduos industriais é, em um cenário em que se visa o desenvolvimento sustentável e a preocupação com causas ambientais, um sério problema para o qual as empresas investem em estudos e alternativas de operação. Em um mundo onde os recursos naturais e as instalações de disposição final de resíduos são finitos, a recuperação de produtos e materiais usados é a chave para suportar o crescimento da população e os incrementos nos níveis de consumo. A inevitável geração de resíduos industriais das mais diversas espécies deve receber uma atenção especial de modo a minimizar os possíveis impactos ambientais, portanto um planejamento logístico deve ser aplicado a este cenário com a mesma veemência em que é aplicado a qualquer outro tipo de atividade. Devem-se ser consideradas as opções mais operacionalmente viáveis e que representem algum tipo de diferencial positivo para as empresas envolvidas no processo de logística reversa que retorna materiais e resíduos para o produtor, ou o destina para terceiros.

Caminhão coletor da empresa Bruca Ville.

A logística reversa faz seu papel como elo entre o término de um processo e início de outro, sendo assim um dispositivo para o desenvolvimento de um esquema de Supply Chain Management que proporciona um custo acessível de operação e resultados satisfatórios para a fonte dos resíduos, que vê seu problema sendo resolvido de maneira ecologicamente segura e para as empresas do ramo de cimento, que se diferenciam pela “produção limpa” com o desenvolvimento desta operação que pode ser considerada inclusive uma inovação tecnológica. A logística reversa é o processo de planejar, implementar e controlar a eficiência, custo e fluxo de matéria prima, material processado e mercadoria finalizada, assim como resíduos, do ponto de destino de volta ao ponto de origem ou a um terceiro destino, realizando o controle de informações e tendo como propósito a recuperação de valores agregados e a disponibilidade do material.
Atitudes mais expressivas têm surgido em empresas de vanguarda, muitas delas líderes em seu segmento de atuação. Utilização de papéis reciclados, separação de lixo por categorias de materiais e apoio a programas de preservação ambiental junto às ONG’s do setor entre outras, são atitudes relativamente comuns entre essas empresas. A existência de normas de padrões internacionais, entre eles a ISO 14001 (Anexo V), são passos mais efetivos no que diz respeito à preservação ambiental por parte das empresas. Muitas delas utilizam indicadores de desempenho de preservação ambiental, como forma de sensibilização junto aos seus stakeholders (acionistas, governos, sociedade, colaboradores), e principalmente seus mercados consumidores.
A partir dos dados e informações do estudo apresentado pode-se concluir que o co-processamento de resíduos industriais em fornos de clínquer é uma das opções de fonte alternativa que melhor atende um grande segmento do mercado, as indústrias fabricantes de cimento. A logística e logística reversa aplicadas no intuito de aperfeiçoar o planejamento de movimentação, custos envolvidos e disposição do material tem sido grande argumento para o início de uma atividade que tende a ser a nova cultura na destinação de resíduos industriais, o co-processamento, atividade que melhora a imagem da empresa junto à comunidade pelos seus benefícios na sustentação do meio-ambiente e aprimora os conceitos de economia e controle de valores.

Grupo Dragão





Adolpho Moreira
Adriana Pereira
Alan Gatti
Anderson Floriano
Bruna Freire
Fotis Dionysios
Marisol de Andrade
Vinícius Dias da Cunha

3 comentários:

  1. Podemos verificar que a logística é empregada em todo tipo de serviço. O tratamento de resíduos é de extrema importância. O Brasil e/ou as empresas devem obter meios de minimizar os danos que este e outros produtos causam tanto ao meio ambiente, quanto para o próprio ser humano. Com o crescimento da população, como informa o texto, uma ação desta não poderia existir em melhor hora.

    Anderson dos Santos Floriano

    ResponderExcluir
  2. Este tema é importante para a empresa, para o meio ambiente e para a cidade envolvida. Espera-se que todos façam sua parte. Muito bom o tema do TCC!

    ResponderExcluir

Já comentou?