sábado, 15 de dezembro de 2012

LOGÍSTICA REVERSA DOS DERIVADOS DE PETRÓLEO RECICLAGEM DE PNEUS



LOGÍSTICA REVERSA DOS DERIVADOS DE PETRÓLEO 

RECICLAGEM DE PNEUS

TCC Elaborado por: ALDEMIR VERSANI DE SOUZA CALLOU
Orientador:Professor MSc Álvaro Prado. 
2009


O trabalho de conclusão de curso mostra a importância do pneu, no meio ambiente e na saúde. A industrialização trouxe o desenvolvimento e com ele acabou trazendo a poluição e desmatamento, aumentando a produção de lixos industriais ou residenciais prejudicando a saúde das pessoas que lá moram, mesmo estes sendo tão inofensivos como é o caso dos pneus.
O pneu é um dos derivados do petróleo mais utilizado pela a população. O trabalho visa da reciclagem e suas utilizações na logística reversa e no final de seu uso. Seus resíduos precisam ser aproveitados para que não ocorram sistemas de fluxo reverso.
A logística reversa é responsável pelo retorno de embalagens e matérias de seu início de fabricação ao descarte. Seu objetivo é atender as normas do meio ambiente, desde sua responsabilidade até o destino final do produto, reduzindo o impacto ambiental que este causa.



O formato do pneu dificulta sua armazenagem, e com isso, torna-se um possível foco de incêndio por ser despejado em locais impróprios, a sua fumaça é perigosa à saúde, pois o solo por conter dióxido de enxofre e também focos de mosquitos e roedores causam doenças gravíssimas a toda população.
A utilidade de pneus é muita e sua vida útil é pouca, consequentemente, a troca ocorre mais necessitando de reaproveitamento e logística reversa.
A Logística reversa tem por finalidade retornar produtos já utilizados para fabricas, sendo reaproveitados para assim reduzir o impacto com o meio ambiente. 

O pneu é quase todo reciclado, é mais utilizado como fonte de energia e matéria prima em fornos de cimenteira e asfaltos ecológicos. A reciclagem do pneu é de muita importância, pois diminui as quantidades de pneus jogados em lixões.
Nos dias de hoje existem muitas formas de reciclagem de pneus, seus processos reforma a recuperação dos já existentes, porém ainda existem os que mudam sua composição, estes são chamados de reciclagem química ou industrial, mudando todo seu interior. 



Analisando os mercados para o pneu nota-se que a dois mercados que utilizam o pneu de forma ampla, que usam o pneu inteiro, diminuindo o lixo que é levado aos lixões são: O enérgico e Misturas Asfáltica.
Exemplos de reutilização dos pneus são estes:

  • Obras de Drenagem: Pneus unidos para substituição de bueiros; 
  •  Muros de Arrimo/contentação: camadas de resto de pneus ligados com metal, para preenchimento do solo; 
  •  Construção de Barragens: Pneus inteiros usados para construção de contenção; 
  •  Quebra-mares: Construção com pneus descartáveis para proteger o porto e contra as marés, gerando estabilidade em solo marinho e terrestre; 
  • Contentação de Erosão do solo: Pneus inteiros que ajuda na contentação da erosão dos solos, para plantas de raízes grandes; Enchimento de Aterro: Drenagem do solo com pneus picados ou inteiros.
Entre outros grandes locais que podemos utilizar esse tipo de reciclagem.
Percebeu-se que só esses dois mercados são os mais favoráveis por usarem os pneus por inteiro, contribuindo para a diminuição de lixo que causam impacto no meio ambiente e na saúde. A importância da logística reversa é levar os pneus já usados até as fábricas para serem reutilizados, diminuindo os números de pneus que são deixados de qualquer jeito sem um local apropriado para sua colocação.

Grupo Cachorro

Integrantes: Rayssa, Juliana, Bruno, Yasmin, 
Eduardo L., Lohrana.










Nenhum comentário:

Postar um comentário

Já comentou?