terça-feira, 11 de dezembro de 2012



REDE MERCOCIDADES: UMA INTEGRAÇÃO REGIONAL

AUTOR: TATIANA CAROLINA VILLAGRA LIMA

ORIENTADOR: PROF° MSc. MÁRIO DE SOUZA NOGUEIRA NETO





A Rede Mercocidades foi criada em 1995 e visa à ligação e a aproximação das cidades, tanto no meio político como econômico. Podem participar todos os países que são membros e associados do MERCOSUL, que mostrarem vontade de participar e que seus governadores tenham sido escolhidos de forma democrática.

Criada para trazer facilidade no relacionamento entre as cidades, a rede busca auxiliar no desenvolvimento de cada cidade associada.

Com mais de 210 cidades cadastradas seu objetivo principal é promover a integração regional das cidades, já que mesmo dentro do MERCOSUL as cidades sentiam que para melhor comunicação entre elas, era necessário iniciar um grupo que pudesse unificar experiências vividas em cada cidade e buscar novos meios de resolução.

 Não existe nenhum tipo de lei que reja a existência nem as ações que a rede deve tomar, somente estatuto e regulamento que tem o objetivo de organizar a atuação da rede no âmbito internacional, porém isso nunca influenciou na organização das cidades, por mais que muitos vêem isso como um ponto instável da rede.

Para se tomar algumas decisões particulares foi criada uma estrutura simples onde são mencionados alguns departamentos específicos. Cada departamento tem sua responsabilidade na tomada de decisão final.


Na busca por uma maior organização, já que não possuem legitimidade jurídica, foram criadas 14 unidades temáticas com coordenação e sub-coordenação. Essa ação visa à cooperação entre os países participantes. As unidades foram divididas em: Autonomia, Gestão e Financiamento; Ciência, Tecnologia e Capacitação; Cooperação Internacional; Cultura; Desenvolvimento Econômico Local; Desenvolvimento Social; Desenvolvimento Urbano; Educação; Gênero e Município, Juventude; Planejamento Estratégico; Segurança Cidadã e Turismo.

Existem várias redes de cidades em todo o mundo e como isso foi levantado uma questão: Há necessidade de criar um grupo menor para uma melhor troca de informações? E a resposta foi SIM. Criada em 1986 após verificar a necessidade EUROCITIES é a união de cidades da Europa, inclusive reconhecida como a mais importante rede da Europa. Está rede atualmente possui mais de 140 grandes cidades que são localizadas em mais de 30 países europeus. Seu intuito é dar apoio as cidades no compartilhamento de conhecimento e novas idéias, troca de experiências, análise de problemas e resoluções de novas soluções.

A EUROCITIES tem como prioridades três desafios vividos na atualidade: Mudanças Climáticas, Recuperação e Inclusão. Sua atuação se abrange também para as áreas de cultura, economia, ambiente, conhecimento da sociedade, mobilidade e assuntos sociais.

Nos anos de 2005-2006 a gestão da Secretaria Executiva da Rede Mercocidades teve sua sede na cidade de Santo André – S.P. – Brasil. Com o tema principal voltado ao desenvolvimento local, a secretaria trabalhou na ampliação e democratização das relações entre as cidades.

Durante a gestão da cidade de Santo André foram realizadas ações visando a consolidação da rede no cenário internacional.

No fim de sua gestão, a cidade fez uma declaração de suas percepções e um dos pontos destacados foi um MERCOSUL mais democrático, justo e produtivo. Eles levantam que somente será assim quando forem consideradas as dimensões voltadas para o econômico, ambiental, humano, cultural e social. Outro item mencionado foi à desigualdade regional, se não diminui – lá a partir de políticas compensatórias será impossível avançar para um modelo integrado com igualdade de direito para todos.

A luz do exposto, pode – se perceber que a Rede Mercocidades se mostrou eficiente. Ele leva para cada cidade a troca de conhecimento, tecnologia, inovações e técnicas para tornar as cidades mais competitivas internacionalmente.

Grupo Dragão


Adolpho Moreira
Adriana Pereira
Alan Gatti
Anderson Floriano
Bruna Freire
Fotis Dionysios
Marisol de Andrade
Vinícios Dias da Cunha    

Um comentário:

  1. Esse é um assunto muito abordado, principalmente no comércio exterior e temas ligados à economia! Obrigado pelo post, super interessante.

    ResponderExcluir

Já comentou?