segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

SIMULAÇÃO COMO FERRAMENTA DE APOIO AO TRANSPORTE DE INFORMAÇÕES – ESTUDO DE CASO


SIMULAÇÃO COMO FERRAMENTA DE APOIO AO TRANSPORTE DE INFORMAÇÕES – ESTUDO DE CASO

TCC elaborado por: Carla Rebeca Araújo Lima e 
Vívian Garcia de Oliveira
Orientador: Profº MSc. Álvaro Camargo Prado
2010



Atualmente, a tecnologia da informação (TI) exerce um importante papel dentro da logística, buscando uma eficiência cada vez maior na criação de valores para as organizações.  O fluxo de informações na logística, de forma ágil contribui representativamente para uma facilitação a integração dos elos da cadeia logística.
A utilização de simulações computacionais criada pela tecnologia de informações está anualmente crescendo, pois cada vez mais, há uma enorme demanda das empresas pelo seu uso, devido a sua capacidade de criação de um modelo de sistema real ou fictício, onde as mesmas possam a avaliar ou prever o que poderá acontecer com as mudanças e corrigir os erros, que ocasionariam aumento de despesas nas suas organizações.
No segmento bancário além do uso desta tecnologia, também necessita de um sistema de transporte físico de documentos, devido a números de papéis com confirmação de assinaturas, declarações e cópia de documentos originais.
A simulação computacional pode auxiliar nesta tarefa de transporte de documentação física, através da otimização de rotas para um melhor fluxo do transporte das informações.

Estudo de Caso

O estudo de caso teve por objetivo a utilização da simulação computacional para prover um diagnóstico no processo de recebimento de malotes bancários, tanto no que diz respeito ao recebimento e introdução no sistema, como também no transporte desses malotes. Para realização deste trabalho, foi usado o software Promodel, que é um software de simulação de eventos discretos, utilizado para avaliar, planejar e projetar produção, estocagem, logística e outras situações operacionais e estratégicas. (BELGE2010).
Os objetivos do primeiro estudo de caso, de acordo com a autora foram os seguintes:
·         Apresentar o problema proposto;
·         Mostrar as alternativas para essa solução;
·         Diminuir o tempo de ociosidade entre os processos;
·         Avaliação do modelo real versus o criado;
·         Apresentar os resultados obtidos nesse estudo.

Já no segundo estudo de caso:
·         Mostrar a proposta para a solução do problema;
·         Avaliar o fluxo da rota da coleta de malotes;
·         Diminuir veículos existentes;
·         Avaliar o modelo apresentado em comparação com o real;
·         Mostrar os resultados conseguidos na simulação.

Resultados

   Segundo a autora o transporte feito à noite depois do encerramento das agências para o público, a empresa terceirizada tem em média duas horas para efetuar a coleta desses malotes.
   No modelo real, os veículos levam o tempo de 58 minutos para coletar os malotes nas agências, com o uso de 3 veículos.
   Nesse estudo de caso a autora descobriu que utilizando apenas um veículo para esse processo, esse veículo faria essa rota em um tempo de 1h e 28 minutos.
   Caso o modelo estudado fosse utilizado pelo banco, iria diminuir o custo de combustível, e de pagamento dos motoristas, mesmo levando um tempo maior para essa coleta.


GRUPO FALCÃO

Arthur Naka, Felipe Dias, Gislâine Assunção, Márcio Pereira, Oswaldo Chaves e Sarah Borges.

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