quinta-feira, 18 de outubro de 2012

A IMPORTÂNCIA DOS PORTOS MARÍTIMOS PARA A LOGÍSTICA DE COMÉRCIO INTERNACIONAL



A IMPORTÂNCIA DOS PORTOS MARÍTIMOS PARA A LOGÍSTICA DE COMÉRCIO INTERNACIONAL

João Carlos Freitas de Almeida
Orientador: Professor MSc Mário de Souza Nogueira Neto
2009




           

         Os portos marítimos que devem ser construídos em estuários ou em áreas protegidas podem ser divididos em categorias, pela especialização ou porte físico. Existem portos especializados em granéis (sólidos e líquidos), carga geral e os multifuncionais.


       Transformações começaram a ser notadas após a segunda grande guerra mundial, pela troca comercial entre os países, inclusive a utilização do contêiner como equipamento de transporte de larga escala. Por conta disso, foi necessário inovar tecnologicamente os portos, com isso notaram a importância de concentrar suas escalas em um menor número de portos marítimos de acordo com suas necessidades, estes portos, chamados de hub-ports movimentam enormes quantidade de cargas. Nesse contexto os portos europeus, norte-americanos e asiáticos se destacaram rapidamente dos demais, já os portos latino americanos tiveram seu destaque com o aumento do comércio nas rotas norte-sul e com o incentivo do governo pela privatização. Com a constante necessidade de se movimentar grandes volumes de carga no menor tempo possível e com menos custos, desencadeou a necessidade da concentração prévia da carga a ser transportada e da rapidez com que elas deviam ser colocadas dentro da embarcação, nasceram os quebra-mares, que são delimitações de áreas de fundeio, aumento da profundidade dos canais de navegação, melhoria das acostagens e da seleção de locais onde deveriam ser construídos os portos.

          As cargas no transporte marítimo durante séculos sofreram com avarias, deteriorações e perdas nos volumes, assim por várias vezes tentaram criar uma embalagem de transporte ideal para as mercadorias que não foram bem sucedidas, até que no pós guerra conseguiram criar uma embalagem adequada para os produtos que é o contêiner.



                  Ao longo dos anos foram obtidos vários avanços tecnológicos, como construções de navios maiores, melhoria de portos, canais aquaviários, máquinas que realizam trabalhos mais pesados em menor espaço de tempo, e com todos estes avanços, não pode-se estagnar o desenvolvimento portuário. No início as embarcações eram utilizadas somente para viagens costeiras, e foram conquistando seu espaço em travessias por águas internacionais de acordo com o aumento da necessidade de se realizar transportes de longa distância com maiores volumes e menores espaços de tempo. Os avanços tecnológicos foram fundamentais para que se obtivesse sucesso nesse crescimento. Hoje os navios se encontram equipados com aparelhos capazes de guiar a navegação sem que se precise ter uma completa visibilidade.

         Com isso, podemos concluir que o transporte marítimo é indispensável  no comércio internacional, e a sua atualização tecnológica e funcional deve ser constante, afim de acompanhar a alta demanda de negócios, impulsionados pela globalização. 

         O TCC elaborado nos leva a conhecer melhor a necessidade desse meio de transporte para o comércio internacional, e também mostra a importância que deve ser dada a tal, não deixando de lado os investimentos necessários para o constante crescimento que deve ser explorado. O trabalho se encontra na biblioteca da FATEC Rubens Lara, Baixada Santista. Recomendamos sua leitura para apreciação e estudos mais aprofundados.



Grupo Águia
Ariane, Felipe Lopes, Lucas, Pricila, Vinicius Costa e Vinícius Dalcheco.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Já comentou?