domingo, 21 de outubro de 2012

PROPOSTA DE INTEGRAÇÃO DA REGIÃO METROPOLITANA DA BAIXADA SANTISTA POR MEIO DE TRANSPORTE HIDROVIÁRIO



PROPOSTA DE INTEGRAÇÃO DA REGIÃO METROPOLITANA DA BAIXADA SANTISTA POR MEIO DE TRANSPORTE HIDROVIÁRIO


Orientador
Professor MSc Álvaro Camargo Prado


ANDRÉ LUÍS TEODORO
2009



Através deste trabalho que vai além de um simples trabalho acadêmico o autor traz uma interessante proposta de integração da Baixada Santista por meio de transporte hidroviário. Ao observar as condições geográficas da região, ficou perceptível que vários fatores favorecem este tipo de modal para a região, por se tratar de uma região formada por ilhas, por vários cursos d`agua havendo assim acesso a quase todas as áreas mais importantes, sem que haja um investimento em vias pois já estão prontas. Desta forma a necessidade de investimento será feito apenas em terminais e atracadouros. A principal ligação aquaviária da Baixada Santista é representada pelo sistema Santos-Guarujá-Vicente de Carvalho. Este sistema é responsável pela movimentação de 57 mil passageiros/dia, sendo que a ligação Santos-Guarujá é realizada por ferry-boat.

 
O transporte Urbano na região vem cada dia mais agravando sua situação em função do aumento da frota automobilística e da insuficiência das ruas e avenidas para suportar a demanda. Os congestionamentos já são um problema crônico observado nas principais vias urbanas da região. O desperdício de tempo e combustível eleva o custo para os usuários. O elevado número de acidentes e a redução da produtividade nas empresas são conseqüências da ineficiência do transporte público na região. Além disso, falta também infra-estrutura nas cidades para suportar veículos: falta de estacionamentos e espaço físico para circulação de veículos nos principais centros urbanos, além do aumento da poluição ambiental. O projeto visa não só melhorar o transporte de passageiros em toda a região, pois com a utilização de hidrovias estará ajudando a desafogar o sistema rodoviário da região que cada dia mais vem sendo estrangulado com o aumento de veículos e com a falta de investimento em sistema de transporte urbano mais eficientes ou em obras de grande impacto nas regiões e que realmente possibilitem um maior fluxo de veículos diminuindo assim tempo gasto entre dois pontos distintos (origem , destino ). Outra questão que embasou o projeto é a precariedade dos modais que atendem o sistema de transporte na região e os seus terminais.



A embarcação a ser utilizada neste projeto de transporte em hidrovias dentro da região metropolitana da Baixada Santista será o Catamarã com características modificadas conforme a necessidade de cada área e a quantidade de passageiros que irá transportar e a linha que percorrerá durante a sua utilização. Outras cidades no Brasil desempenham com sucesso o transporte de pessoas utilizando o mesmo tipo de embarcação.


 
O uso do meio de transporte individual chegou a níveis elevados, a infra-estrutura de nossas cidades não suporta mais. Este fenômeno está associado à opção que o Brasil fez, pelo transporte individual, em detrimento do coletivo. Desta forma chegaremos a um momento em que construir vias expressas, viadutos, implantar rodízios ou ondas verdes será inútil. Perante a esta situação calamitosa, surge está interessante proposta que traz consigo preocupação social, ambiental e uma alternativa viável para o enfarte que o sistema viário está prestes a sofrer.


Grupo Dragão




Adolpho Moreira
Adriana Pereira
Alan Gatti
Anderson dos Santos
Bruna Freire
Fotis Dionysios
Marisol de Andrade
Vinícius Dias da Cunha


3 comentários:

  1. Muito boa a proposta deste TCC. A questão do transporte hidroviário precisa urgentemente ser discutida no Brasil.

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  2. Nossa muito interessante, adorei o post!

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  3. muito interessante, pois fala de um problema claramente visível, que temos que conviver todos os dias com ele.

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