segunda-feira, 29 de outubro de 2012

POLUIÇÃO MARÍTIMA CAUSADA PELO TRÁFEGO DE NAVIOS

POLUIÇÃO MARÍTIMA CAUSADA PELO TRÁFEGO DE NAVIOS

TCC Elaborado por: Daniela Tavares Vicente
Orientador: Professor Paulo José Ferraz de Arruda Jr.
2010


Todos sabemos que os oceanos e mares são povoados por inúmeras espécies de seres vivos. Desde micro-organismos até animais gigantescos como as baleias e algumas espécies de tubarões. A teoria aceita de como a vida no mar começou, é a teoria biogênica. De acordo com essa teoria, agregados de moléculas orgânicas se acumularam no mar.  
Até relativamente pouco tempo atrás, não se pensava nas consequências de ações como o uso da água de lastro e as tinturas anti-incrustantes nos navios ou do lançamento de substâncias tóxicas, dejetos ou petróleo no mar, pois acreditava-se que sua capacidade de receber e dissolver esses materiais era infinita. Outro ponto que foi agravante para o constante aumento da poluição marítima é o fato de que os inúmeros danos que ocorrem com todos os aspectos da vida marinha não são tão visíveis como é, por exemplo, uma queimada na Amazônia, pois pelo tamanho e a profundidade dos oceanos não se tem acesso nem ideia das proporções dos desequilíbrios causadas pelos poluentes tão facilmente e assim, durante muito tempo, foi pensado que o mar e toda a vida que há nele estavam equilibrados. 

Um acidente que contribuiu para o começo da conscientização sobre a situação precária dos mares foi o ocorrido com o navio petroleiro Torrey Canyon, que naufragou na costa ocidental da Cornualha, na Inglaterra em 1967, vazando 119 mil toneladas de petróleo e assim causando o primeiro grande vazamento de óleo da história. Como consequência desse acidente, cerca de 80 km do território francês e 190 km da costa da Cornualha foram contaminados. Cerca de 15.000 aves marinhas foram mortas, ecossistemas inteiros destruídos e danos a certas espécies são ainda considerados irreparáveis.

Acidente do navio Torrey Canyon, 1967.


Os danos causados pelo derramamento de óleo no mar são apenas “a ponta do iceberg”, pois existem muitas outras formas de poluição marítima causada devido ao tráfego de navios e que são muitas vezes “invisíveis” para a maioria de nós. Um exemplo deste fato são as milhões de mortes ocorridas por ano que podem ser atribuídas as partículas de enxofre que são dispersas pelos navios. Isso ocorre sem que ninguém perceba que é um problema ligado a poluição marítima. Outro problema é o uso da água de lastro que em geral não temos conhecimento do que é e/ou de suas consequências para os ecossistemas marinhos e para a vida terrestre, pois devido a ela, espécies animais de um país são despejadas em outro, causando a bio-invasão dessas espécies e consequentemente a quebra dos ecossistemas da região. 

Mancha de petróleo causada pelo acidente de Exxon Valdez.


Nos mares e oceanos encontramos os ecossistemas mais ricos e sensíveis de todo o planeta. Além de exercerem funções que são vitais para a existência da vida terrestre e marinha, como a quantidade de oxigênio que é produzida pelas algas ou a regularização climática decorrente destes, os mares e oceanos são importantíssimos do ponto de vista econômico, militar, farmacêutico, entre outros. Portanto, é indispensável à análise das ações da poluição causada por navios para que possamos evitar problemas ambientais cada vez mais irão diminuir nossa saúde e qualidade de vida, assim como para todos os seres vivos que dividem o planeta conosco.


Grupo Falcão

Arthur Naka, Felipe Dias, Gislaine Assunção, Márcio Pereira, Oswaldo Chaves e Sarah Borges.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Já comentou?