terça-feira, 23 de outubro de 2012

Logística Reversa-Volume 2- Uma visão sistemática do uso de embalagens.


LOGÍSTICA REVERSA –VOLUME 2 – UMA VISÃO SISTEMÁTICA DO USO DE EMBALAGENS.
TCC ELABORADO POR: NOELLE NASTRI E SILVA.
Orientador: Prof.Msc. Thames Richard Silva.
2010
A postagem que segue comenta um TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO voltado para a preocupação da logística para com o meio ambiente, já que durante algum tempo a logística era conhecida apenas por suas técnicas de otimização da cadeia de suprimentos. Este trabalho visa mostrar a logística reversa tomando seu espaço dentro das organizações, e sendo essencial para a sobrevivência das empresas. Esse trabalho faz uma breve introdução sobre logística e seus conceitos gerais, SUPPLY CHAIN MANAGEMENT (Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos), Transportes, Armazenagem e Movimentação. Abrange também a união de interesses, Econômicos, com a preservação do meio ambiente.E o surgimento da logística reversa .
 
CONCEITO SOBRE EMBALAGENS, importância das mesmas na diminuição de perdas de produtos primários, quanto na preservação da vida do homem moderno. O trabalho conta a história destas embalagens desde o surgimento a 10.000 anos, como simples recipientes para beber ou estocar, onde  eram utilizados cascas de coco e conchas do mar. Essa história passa pela embalagens de madeira, fibras naturais, vidros, latas de estanho e aço, latas de alumínio e plástico. Fazendo também combinação de algumas delas. Visualiza que para cada produto existe uma matéria prima adequada para sua embalagem, e qual tem menor impacto para com o meio ambiente.
Estudo de caso foi feito em uma empresa situada no vale do Paraíba  a FORD TAUBATÉ que é responsável por peças do sistema de suspensão  dos veículos FORD. Esta empresa utiliza o sistema MILK RUN implantado pela montadora para reutilização das embalagens de seus materiais, focando tantos seus Fornecedores como a fabrica para quem ela fornece as peças prontas. O fluxograma deste processo esta detalhadamente esplicado neste trabalho, mostrando todo o desembaraço de chegada  e saída dos materiais e das embalagens que retornam do para serem reutilizada.
No estudo de caso a empresa FORD utiliza como metodologia de trabalho a filosofia dos 6 SIGMAS. O TCC aborda a definição e os conceitos desta metodologia em todos os aspectos, explicando um a um. Também viabiliza o que será necessário para a implantação do mesmo.
Antes da implantação foram identificados vários custos com perdas de produção , custo com movimentação em excesso e transportes extras. Após a implantação dos 6 SIGMAS já foram notados melhorias visíveis , que estão mencionadas no trabalho junto com todo o processo de implantação do sistema.
  Grupo Jaguar.
  
INTEGRANTES:Felipe Barbosa, Felippe Leoni, Giorgiane, Guilherme Mendes, Guilherme Pelegrino, Ivens.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Já comentou?