domingo, 14 de outubro de 2012

PERFIL DOS ACIDENTES DE TRÂNSITO EM SÃO VICENTE



PERFIL DOS ACIDENTES DE TRÂNSITO EM SÃO VICENTE

Fernando Wagner
Rogério Ruiz Rodrigues
Orientador: MSc Júlio Penin
2010


Os acidentes de trânsito atualmente estão sendo o foco de preocupação no mundo, o que está chamando a atenção de vários estudiosos de diversas áreas de atuação e conhecimento.
Este documento vem trazer informação referente o tamanho dos problemas relacionados a acidentes de trânsito em todo Brasil e analisar as principais causas relatando a atual situação do trânsito na cidade de São Vicente.

São mais de um milhão de mortes por ano em todo o mundo, sendo que dentre este índice os jovens representam a maioria das vítimas. Um estudo realizado pelo Ministério da Saúde mostra que os acidentes de trânsito vem aumentando 9% a cada três anos. O Ministério aponta que as principais caudas de acidentes estão relacionadas com consumo excessivo de bebidas alcoólicas, alta velocidade, não uso de capacetes ou sinto de segurança e problemas de infra-estrutura de rodovias e vias públicas.

Para combater estes incidentes, medidas foram tomadas para reduzir o índice de mortes como uso de cinto de segurança, controle de velocidade eletrônico e a entrada em vigor do Código de Trânsito Brasileiro.
Abaixo podemos verificar a grande diferença de acidentes de outros países em relação ao Brasil.


 O principal fator da violência no trânsito no Brasil, por mais que exista deficiência de engenharia, de infra-estrutura e técnicas, é humano. É ele que desobedece a sinalização, limites de velocidade, avançam o sinal vermelho e falam ao celular enquanto dirige. Isso quando não dirigem embriagados ou sem habilitação.

A participação da Prefeitura Municipal no planejamento e administração do trânsito em seus vários aspectos é super importante. A cidade de São Vicente foi o município que mais absorveu o crescimento populacional da Baixada Santista no período 80/91, de 215.226 habitantes acrescidos à região, 75.728 habitantes residiam no território vicentino.

Para maior compreensão dos acidentes de trânsito ocorridos no município de São Vicente, a Secretaria de Transportes, Segurança e Defesa Social em conjunto com o 39º Batalhão de Polícia do Interior desenvolveu uma pesquisa nos boletins de ocorrência da Polícia Militar – BO/PM a partir de 1º de janeiro de 2009, onde o objetivo principal é averiguar os principais pontos de ocorrência de acidentes, situação da malha viária e o estado das vitimas para elaborar ações de redução de acidentes.

Com isso foi levantado várias informações e medidas de redução dos acidentes como placas de trânsito, semáforos inteligentes, radares, melhor fiscalização, implantação de rotas alternativas para maior fluidez no trânsito, implementação da ciclovia e campanhas de educação e segurança no trânsito.

A lei 11.705 conhecida como Lei Seca, que alterou o Código de Trânsito Brasileiro veio para acrescentar a segurança e conseqüentemente diminuir os acidentes causados por motoristas embriagados.

Segundo Adalto Martinez Filho alguns dos desvios comportamentais podem ser corrigidos com certas ações, como: aperfeiçoamento do sistema de habilitação, introdução do ensino de trânsito na escola, manutenção de campanhas permanentes sobre comportamentos adequados no trânsito e intensificação da fiscalização de trânsito em locais com maior incidência de acidentes.

A luz do exposto pode – se constatar que é necessário que este tema seja muito refletido, tanto pelos responsáveis de administração pública, como também a sociedade como um todo, já que o assunto requer atenção devido o número excessivo de acidentes. Com cidadãos conscientizados, se constrói ações positivas.
Grupo Dragão

Adolpho Moreira
Adriana Pereira
Alan Gatti
Anderson Floriano
Bruna Freire
Fotis Dionysios
Marisol de Andrade
Vinícius Dias da Cunha

Um comentário:

  1. De fato é um tema delicado que precisa ser analisado e refletido para que tenhamos uma conscientização!

    ResponderExcluir

Já comentou?