quarta-feira, 24 de outubro de 2012

CONTROLE DE ESTOQUE DE MEDICAMENTOS DE ONCOLOGIA DO HOSPITAL GUILHERME ÁLVARO

CONTROLE DE ESTOQUE DE MEDICAMENTOS DE ONCOLOGIA DO HOSPITAL GUILHERME ÁLVARO


PATRÍCIA NASCIMENTO DOS SANTOS

Orientador: Prof. Dr. Mário de Souza Nogueira Neto

SANTOS – SP
2012
Com o crescimento populacional aumenta também a demanda por serviços básicos como saúde, transporte, educação entre outros.
           
Com o aumento populacional aumenta também as doenças obrigando o Governo a ser mais prestativo no combate as epidemias com recursos financeiros, tecnológicos e humanos.
           
Algumas doenças já são de conhecimento geral e seus tratamentos são bem específicos como é o caso da AIDS e do Câncer.
           
No caso do Câncer os tratamentos são extremamente caros, porem é um direito de todo cidadão segundo a Constituição Federal de 1988 o direito a Saúde e o tratamento deve ser fornecido sem custos à população necessitada, mais será q o Governo tem estrutura suficiente para atender toda a população? A verba destinada a Saúde cobre os gastos no tratamento da Oncologia? Os Hospitais estão preparados com pessoas devidamente treinadas?

O Câncer por ser uma doença tão destrutiva a necessidade de um planejamento, uma boa distribuição de verbas publica, e um bom gerenciamento hospitalar e na cadeia de suprimentos farmácia, almoxarifado de hospitais mais especifico os medicamentos para o tratamento oncológico se torna essencial.
           
O controle de estoques de medicamentos de oncologia se torna importante tanto pelo custo dos medicamentos quanto pela necessidade do paciente em recebê-los.

O sistema de informação tem uma função muito importante realizando com velocidade e qualidade a comunicação entre os setores, um dos sistemas utilizado para o registro de documentos: ofícios; reclamações; solicitações; processos de compra de material ou medicamento, de pessoal, sindicâncias, de serviços; entre outros, é o SISRAD - Sistema de Registro e Acompanhamento de Documentos, da PRODESP.
           
Outra ferramenta muito é o Input que serve para marcação de consultas e Check-in, a adesão ao Toten (terminal de auto-atendimento) onde o próprio paciente fazia o check-in, no entanto o Hospital deixou de usar o Toten, causando filas e atrapalhando os tratamentos.
           
Segundo o site da Input, os produtos e serviços de informática oferecidos são:
- softwares ERP especializados em gestão hospitalar e comercial;
- ferramentas para desenvolvimento de softwares;
- business intelligence; - web center;
- hosting;
- e-commerce.
Também oferece consultoria para seus clientes.
           
O controle de estoque tanto de materiais como de medicamentos é terceirizado pela empresa UniHealth Logística Hospitalar, que realizada toda parte de logística de armazenagem a distribuição com exceção ao recebimento que por lei tem q ser feito pelo hospital.

Segundo o site da empresa UniHealth, alguns dos serviços prestados, desde os mais simples:
- gestão de prazos de entregas dos fornecedores;
- recebimento de produtos (local);
- conferência;
- armazenagem;
- separação de pedidos;
- distribuição.

Até os mais complexos:
- identificação de produto, lote e validade por código de barras;
- unitarização, fracionamento de materiais e medicamentos;
- elaboração de kits por procedimentos cirúrgicos e de enfermagem;
- gestão de órteses, próteses e materiais especiais;
- gestão de materiais reprocessados;
- rastreabilidade dos insumos desde o ponto de origem até o paciente.
           
E, também inclui serviços de valor agregado:
- otimização de compras;
- prescrição eletrônica;
- atendimento de farmácia ambulatorial;
- central de transferências;
- relatório gerencial customizados

No pedido de compra são inseridos dados sobre o fornecedor, entrega prevista, nota de empenho, medicamento (especificação, código do produto, apresentação), processo e status do processo.

Existem também alguns sistemas utilizados para compra dos medicamentos:
- ATA de Registro de Preços, todo medicamento que constar na ATA deverá obrigatoriamente ser comprado pela ATA (APÊNDICE 1);
- Siafísico - Sistema Integrado de Informações Financeiras, que detalha os valores empenhados adicionando à execução orçamentária os cadastros de materiais, serviços e fornecedores, que permite o acompanhamento das aquisições, contratos de serviços e os seus valores (Site da Secretaria da Fazenda);
- BEC - Bolsa Eletrônica de Compras, que é a compra por meio eletrônico. Ela pode ser através de Pregão Eletrônico, Convite Eletrônico ou Dispensa de Licitação.

O tratamento é muito caro, devido esse fato são atendidos apenas 40 pacientes por vez tendo que esperar na fila por uma vaga pra receber os medicamentos.
É muito difícil prever quantos, isso sé pode ser feito com uma pesquisa com cada paciente pra definir os dias de recolhimento dos medicamentos e prepara o almoxarifado.

Por mais que o sistema de almoxarifado seja eficiente o maior problema ainda é o atraso por parte dos fornecedores na entrega o que acarreta em problemas para os pacientes atrasando o tratamento.

Ainda falta por parte do governo um maior investimento na área, os pacientes sofrem com filas e atraso nos remédios e o mínimo que se pede é saúde e qualidade no atendimento a toda população.


André Acsonov e Eduardo Nardi

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Já comentou?