FERROVIAS
A EXPANSÃO PARA A
AMÉRICA DO SUL
José Augusto Soares Martins Filho
Orientador: Professor MSc Álvaro Camargo Prado
2009
Com o intuito de
alavancar o processo de importação e exportação ferroviário, a implantação do
transporte nos países da América do Sul tinha como principal objetivo levantar
e intensificar a economia, levando em conta a facilidade que haveria nas
conexões com outros países, aumentando o fluxo mercadológico, além de um número
significativo de produtos transportados, visando acima de tudo, o lucro nas
produções.
A implantação das
ferrovias deu-se em 1960, em países como o Brasil, Equador, Argentina, Chile,
México, Paraguai, Peru, Uruguai, Cuba e Venezuela. Houve certa dificuldade no
bom funcionamento e envio de materiais, já que as novas linhas praticamente não
costumavam ser mantidas, sofrendo perda de lucro e desequilíbrio na importação
pelo modo de transporte utilizado, como no Brasil, por exemplo, onde o transporte
feito através dos modais ferroviários não era uma prioridade, por haver mais
facilidade no envio de mercadorias por outros meios de transporte, como o
marítimo e rodoviário.
O transporte ferroviário
enfrentava já em sua fase de adaptação, a falta de investimento nas ferrovias
latino-americanas, já existiam inúmeros desentendimentos entre os fornecedores
de produtos e seus concorrentes, além das disputas territoriais ocorrentes na
época, que desfavoreciam a lucratividade esperada.
Ferrovia Brasileira em péssimo estado
Analisando a integração
ferroviária entre o Brasil e alguns países europeus, podemos dizer que a maior
dificuldade encontrada foi também a concorrência entre empresas, embora o
grande diferencial entre o transporte rodoviário dos Estados Unidos e Europa,
em relação às ferrovias brasileiras seja a modernização, que pouco ocorreu nos
países da América do Sul, principalmente no Brasil, pois foi esse um dos
principais motivos que acabou gerando falhas no processo de exportação e
importação entre os continentes.
Sobre o crescimento e
desenvolvimento na América Latina, podemos apontar a empresa ALL (América
Latina em Logística) situada no Brasil, que liga os estados do Sul do país, como uma das maiores empresas na área de logística
do país e da América do Sul, tendo extrema importância no avanço do transporte
ferroviário, por evidenciar e manter em destaque o sistema logístico por meio
das ferrovias.
ALL (América Latina em Logística), principal empresa ferroviária da América do Sul, situada no Brasil.
Por fim, a tão esperada mudança
e aumento dos lucros de mercado com a
implantação das ferrovias não obteve um resultado tão esperado, justamente pela
falta de investimento na modernização dos equipamentos e modais. O resultado
nas atividades de exportação e importação de mercadorias não chegou sequer ao
mínimo esperado pelos investidores, que acreditaram no crescimento desse tipo
de atividade por aqui, já que se tratava de um continente em expansão, onde o
aumento da produtividade parecia facilitar o fornecimento de materiais e
produtos alimentícios para outros países. Era preciso mais, muito mais.
Acredita-se que a situação do
transporte ferroviário nos países latinos ainda pode ser revertida, basta que a
infraestrutura das rodovias sejam readaptadas e aperfeiçoadas para aí então, incluir-se
entre os sistemas ferroviários mais avançados e com melhor funcionamento, já
que se trata de países com grandes pontos a serem explorados, como a extensão
territorial favorável entre pontos que facilitariam o acesso para o envio de
produtos num curto espaço de tempo, aumentando dessa forma a produção e
lucratividade nos países.
Grupo Águia
Ariane, Felipe Lopes, Lucas, Pricila, Vinícius Costa e Vinícius Dalcheco
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