ÁGUA
DE LASTRO
TCC ELABORADO POR: FELIPE
RODRIGUES SAAB ESPADA
ORIENTADO PELO
PROFESSOR PAULO FERRAZ JUNIOR.
ANO: 2011
O TCC é sobre a água de lastro, mostrando o
papel da água de lastro na estrutura de um navio, seus benefícios e seus
malefícios.
Segundo o autor a água de lastro é um dos
muitos recursos encontrados no mundo da navegação que solucionaram questões
problemáticas. Sua aplicação e desenvolvimento possibilitaram a produção de
navios com maior navegabilidade, rapidez e equilíbrio. Porém, foi constatado ao
longo do tempo que o uso indiscriminado desse recurso gera outros problemas que
podem tomar proporções preocupantes.
Antes de abordar o objetivo principal do
TCC, o autor nos apresenta um pouco da história da navegação, a qual segundo o
autor é marcada por um desenvolvimento significativo de tecnologia em um espaço
de tempo relativamente curto; comenta as principais partes do navio: âncora,
hélice, casco, pontes, convés; aborda também sobre os tipos de navios:
Navio Gaseiro - são projetados para
o transporte e de gases liquefeitos
Navio Graneleiro - Embarcação
projetada para o transporte de carga a granel, como Milho, soja, açúcar, teve
seu uso evidenciado em meados da década de 50.
Navio Tanque - São navios
graneleiros que transportam granel líquido. Geralmente, petróleo bruto e
líquidos refinados
Navio Roll
on - Roll off (Ro-Ro) Embarcação voltada para o transporte de veículos, em
geral.
Posteriormente a essas introduções,
fazendo com que o leitor se aproxime de forma mais familiar com situações e
componentes das embarcações, o autor aborda de forma mais direto o seu
objetivo.
Segundo o autor a água de lastro é
basicamente a água do mar ou rio carregada pelos navios de carga e utilizada
como contrapeso, como também para garantir a segurança, estabilidade e
integridade estrutural do navio. Ao longo de um bom tempo os navios utilizaram
o lastro sólido ou permanente, na forma de pedras, areia, concreto, sucatas de
ferro ou chumbo, após o início do uso de navios construídos a partir do aço
começou a ser utilizado o lastro líquido ou temporário (água dos rios ou mares)
nessas embarcações.
Porém a água de
lastro gera alguns problemas de saúde e ambientas se não forem tomadas atitudes
corretas no seu manuseio. Segundo o autor as autoridades sanitárias dos países em
geral têm grande preocupação em relação à água de lastro despejada pelos navios
em virtude desta água ser um meio disseminador de diversas bactérias e vírus.
Em virtude de vários problemas gerados pela água de lastro, vários métodos de
tratamento estão sendo utilizados e testados para que a prevenção e controle da
bio-invasão possam ser realizados. Segundo o autor o princípio básico seguido
até agora define que o tratamento tem de ser seguro, prático, de baixo custo e
ambientalmente correto.
Existem alguns métodos de tratamento da
água de lastro:
Método em alto mar
A troca da água de
lastro em alto-mar (profundidades superiores a 500 metros) é um dos melhores
métodos preventivos, pois o oceano, com essas profundidades, não serve de
habitat para organismos de águas costeiras. Entretanto, dependendo do tipo de
navio, das condições climáticas e do tipo de carga carregada, esta atividade
pode ser perigosa.
Método
sequencial
É denominado desta forma por ser um
processo realizado sequencialmente. Primeiro é feito o deslastro total do
tanque de lastro e logo em seguida o lastramento.
Método de
transbordamento
Consiste
em bombear a água de dentro dos tanques de lastro para a parte superior do
navio, gerando o transbordamento do excesso desta água que estava armazenada.
Método de fluxo contínuo
Neste
método os tanques não ficam vazios em nenhum momento. A água de lastro é
retirada simultaneamente ao carregamento dos tanques com água limpa em uma
quantidade três vezes maior ao volume do tanque de lastro, mantendo assim a
estabilidade da embarcação.
Método brasileiro de diluição
Neste
método o lastramento é feito pelo topo do tanque e, simultaneamente, a água já
contida nos tanques é deslastrada pelo fundo do tanque de lastro, à mesma
proporção. Durante esse processo o nível de água no tanque é sempre constante.
O autor conclui que o caso da água de
lastro foi uma genial solução para o desenvolvimento de embarcações mais
eficazes e modernas, mas que gerou problemas ambientais. Para minimizar os
danos é fundamental a criação de normas e conselhos, entretanto mais importante
é a aplicação e fiscalização do cumprimento dessas.
Grupo
Jaguar, 2012
Integrantes: Felipe Barbosa,
Felippe Leoni, Georgiane, Guilherme Mendes, Guilherme Pelegrino, Ivens Silva.
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