terça-feira, 27 de novembro de 2012

ÁGUA DE LASTRO




ÁGUA DE LASTRO

TCC ELABORADO POR: FELIPE RODRIGUES SAAB ESPADA
ORIENTADO PELO PROFESSOR PAULO FERRAZ JUNIOR.
ANO: 2011



O TCC é sobre a água de lastro, mostrando o papel da água de lastro na estrutura de um navio, seus benefícios e seus malefícios.
Segundo o autor a água de lastro é um dos muitos recursos encontrados no mundo da navegação que solucionaram questões problemáticas. Sua aplicação e desenvolvimento possibilitaram a produção de navios com maior navegabilidade, rapidez e equilíbrio. Porém, foi constatado ao longo do tempo que o uso indiscriminado desse recurso gera outros problemas que podem tomar proporções preocupantes.
Antes de abordar o objetivo principal do TCC, o autor nos apresenta um pouco da história da navegação, a qual segundo o autor é marcada por um desenvolvimento significativo de tecnologia em um espaço de tempo relativamente curto; comenta as principais partes do navio: âncora, hélice, casco, pontes, convés; aborda também sobre os tipos de navios:
Navio Gaseiro - são projetados para o transporte e de gases liquefeitos
Navio Graneleiro - Embarcação projetada para o transporte de carga a granel, como Milho, soja, açúcar, teve seu uso evidenciado em meados da década de 50.
Navio Tanque - São navios graneleiros que transportam granel líquido. Geralmente, petróleo bruto e líquidos refinados
Navio Roll on - Roll off (Ro-Ro) Embarcação voltada para o transporte de veículos, em geral.
Posteriormente a essas introduções, fazendo com que o leitor se aproxime de forma mais familiar com situações e componentes das embarcações, o autor aborda de forma mais direto o seu objetivo.
Segundo o autor a água de lastro é basicamente a água do mar ou rio carregada pelos navios de carga e utilizada como contrapeso, como também para garantir a segurança, estabilidade e integridade estrutural do navio. Ao longo de um bom tempo os navios utilizaram o lastro sólido ou permanente, na forma de pedras, areia, concreto, sucatas de ferro ou chumbo, após o início do uso de navios construídos a partir do aço começou a ser utilizado o lastro líquido ou temporário (água dos rios ou mares) nessas embarcações.


Porém a água de lastro gera alguns problemas de saúde e ambientas se não forem tomadas atitudes corretas no seu manuseio. Segundo o autor as autoridades sanitárias dos países em geral têm grande preocupação em relação à água de lastro despejada pelos navios em virtude desta água ser um meio disseminador de diversas bactérias e vírus. Em virtude de vários problemas gerados pela água de lastro, vários métodos de tratamento estão sendo utilizados e testados para que a prevenção e controle da bio-invasão possam ser realizados. Segundo o autor o princípio básico seguido até agora define que o tratamento tem de ser seguro, prático, de baixo custo e ambientalmente correto.
Existem alguns métodos de tratamento da água de lastro:
Método em alto mar
A troca da água de lastro em alto-mar (profundidades superiores a 500 metros) é um dos melhores métodos preventivos, pois o oceano, com essas profundidades, não serve de habitat para organismos de águas costeiras. Entretanto, dependendo do tipo de navio, das condições climáticas e do tipo de carga carregada, esta atividade pode ser perigosa.
Método sequencial
É denominado desta forma por ser um processo realizado sequencialmente. Primeiro é feito o deslastro total do tanque de lastro e logo em seguida o lastramento.
Método de transbordamento
Consiste em bombear a água de dentro dos tanques de lastro para a parte superior do navio, gerando o transbordamento do excesso desta água que estava armazenada.
Método de fluxo contínuo
Neste método os tanques não ficam vazios em nenhum momento. A água de lastro é retirada simultaneamente ao carregamento dos tanques com água limpa em uma quantidade três vezes maior ao volume do tanque de lastro, mantendo assim a estabilidade da embarcação.
Método brasileiro de diluição
Neste método o lastramento é feito pelo topo do tanque e, simultaneamente, a água já contida nos tanques é deslastrada pelo fundo do tanque de lastro, à mesma proporção. Durante esse processo o nível de água no tanque é sempre constante.
O autor conclui que o caso da água de lastro foi uma genial solução para o desenvolvimento de embarcações mais eficazes e modernas, mas que gerou problemas ambientais. Para minimizar os danos é fundamental a criação de normas e conselhos, entretanto mais importante é a aplicação e fiscalização do cumprimento dessas.



Grupo Jaguar, 2012
 Integrantes: Felipe Barbosa, Felippe Leoni, Georgiane, Guilherme Mendes, Guilherme Pelegrino, Ivens Silva.

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