O
CONTROLE DE QUALIDADE PARA O TRANSPORTE MARÍTIMO
DE PRODUTOS SIDERÚRGICOS
JOSÉ
CARLOS GRÁS MIRÓ DE CAMARGO
Orientador:
Professor
MSc. Thames Richard Silva
SANTOS
- SP
2012
O transporte marítimo é o maior movimentador de
cargas a nível mundial devido ao seu baixo custo e alta capacidade de carga.
No Brasil quase não há transportes
internacionais com os países vizinhos da America Latinha por outros Modais
(ferroviário, rodoviário), sendo feito quase totalmente por vias marítimas.
Os produtos siderúrgicos acabados planos vem
sofrendo um rigoroso controle de qualidade, somado ao aumento de mercados
emergentes como China e utilização de matérias alternativos como o Alumínio,
aumentando a competitividade tanto no mercado Nacional como principalmente no
Mercado Internacional.
O
controle de qualidade durante a movimentação consiste em verificar se as
embalagens estão de acordo com as especificações e normas aplicadas a cada
caso. No caso da armazenagem e estivagem o principal objetivo é atender as
exigências de segurança e responsabilidade na movimentação na carga no embarque
e armazenagem.
O terminal marítimo privativo de Cubatão
O terminal marítimo privado de Cubatão-SP
localizado dentro do complexo Siderúrgico da Usiminas é o local onde se
encontra o controle de qualidade para produtos siderúrgicos acabados planos. É
utilizado principalmente para receber matéria prima, carvão e minério de ferro
e para embarque de seus produtos acabados, bobinas de chapas de aço.
Sua classificação vem de acordo com seu grau de
acabamento e pra qual setor será usado, servindo de matéria prima para diversos
segmentos industriais, os produtos siderúrgicos pode ser classificados em
acabados e semi acabados. Os produtos que são denominados semi acabados são os
que irão passar ainda por laminação ou forjamento afim de, se tornarem produtos
acabados.
Já os produtos acabados tem uma sub
classificação de extrema importância para o setor siderúrgico, plano e não
plano.
Os produtos acabados laminados não planos ou
longos, tem sua seção transversal diferente da forma retangular (exceção de
barras chatas), formas em geral complexas e variadas, embora já se tenham
formas consagradas e limitadas. Podem ser classificados em fios, tubos, barras,
perfis comuns, perfis especiais e os trilhos. Os produtos não planos chamados
de fio-máquina são materiais com seção transversal circular com diâmetro de 5 a
13 mm, laminados a quente, fornecidos na forma de bobinas ou não. Geralmente
são destinados a trefilação para produção de fios posteriormente utilizados
para fabricação de pregos, parafusos, arame farpado, etc.
Os produtos acabados laminados planos ou
simplesmente produto plano, é aquele cuja forma da seção transversal é
retangular, sendo que a largura do produto é muito maior que a sua espessura. São
obtidos por laminação a quente, ou a quente e a frio de placas em cilindros
lisos e se subdividem de acordo com as dimensões.
Tentando evitar reclamações e agradar os
clientes se faz necessário a inspeção e o controle de qualidade não só na
produção como também no embarque e desembarque.
O processo do controle de qualidade começa no
registro, inspeção e vistoria dos produtos siderúrgicos.
Durante a estadia dos produtos no armazém são
realizadas vistorias rotineiras antes da chegada dos navios afim de, manter a
qualidade e o bom manuseio dos produtos tipo exportação.
Após atracação do navio, o processo passa para
o controle qualidade no momento de transferência dos armazéns para o navio,
onde serão realizadas inspeções e vistorias nos produtos.
No navio são realizadas novas inspeções,
vistorias e o registro da carga antes de ser feita a amarração e escoramento
dos produtos.
O controle de qualidade é realizado através de
inspeção e vistoria que avalia diversas situações no produto e na embalagem dos
mesmos. Entre as mais importantes, está se o controle do tarjamento a pedido do
cliente está correto, se as etiquetas de identificação estão corretas, se as
fitas de embalagem estão corretamente aplicadas e se existe falta ou quebra das
mesmas, se não existe qualquer tipo de avaria na embalagem do produto, se o
produto está em perfeitas condições de embarque, ou seja, pronto para a entrega
final ao cliente, seguindo os padrões das normas de qualidade e portuárias
impostas pela empresa.
Este controle de
qualidade é realizado no embarque e desembarque do produto.
Tem ainda o relatório de vistoria externa
constando dados sobre o navio e a carga, nome do navio, do armador, a bandeira
de registro do navio, o porto de embarque, o porto de destino, os horários de
atracação, início de embarque, final de embarque, final de peação e saída do
navio, a quantidade de volumes embarcados nos porões, o total embarcado por
lote, por porto e por produto, além do total geral embarcado. Os relatórios são
feitos em português e inglês.
Toda e qualquer avaria ou irregularidade no
produto nos armazéns são informadas pelo vistoriador ao responsável que terá 24
horas para sanar o problema.
O processo de controle de qualidade visa
proteger o importador (Usiminas) contra possíveis avarias aos produtos causadas
no transporte evitando assim processos, garantindo também a satisfação do
cliente que irá receber um produto nas especificações desejadas.
André Acsonov e Eduardo Nardi
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