CONTAINER REEFER
Transporte, Operação e Monitoramento
Autores: LUIS HENRIQUE GOIS DE PAIVA e MARCEL ROCHA TAVARES
Orientador: Professor Daniel Alves Zacarias
No atual cenário internacional das transações
envolvendo commodities, o aumento expressivo das cargas de alimentos tem
exigido cuidados especiais no transporte. Notadamente no que se refere aos
alimentos perecíveis uma dos melhores ferramentas é o contêiner refrigerado
(Reefer). O contêiner reefer é um equipamento refrigerado utilizado para o
carregamento de cargas perecíveis. É construído em aço inóx ou alumínio
respeitando as definições do ISO - (International Standard Organization).
Utilizado no transporte de grandes tonelagens, em
grande parte cruzando fronteiras através do modal ferroviário. Permitem
transporte durante dezenas de dias sem perda da qualidade dos produtos, ou
seja, entregando-os em excelente qualidade. O container reefer refrigerado pode
trabalhar em temperaturas entre -25ºC e +25ºC dependendo da qualidade do maquinário
oferecido. Vários produtos podem ser colocados dentro de containers.
No caso de transporte de carnes em geral, frutas e
vegetais fica garantida as condições dos produtos, sem deterioração nem perda
de suas características. As temperaturas nos contêiners Reefer podem variar até
30 C negativos, mediante equipamento de refrigeração alimentado por conexão elétrica.
Alguns cuidados devem ser levados em conta na adequação
das cargas: a incompatibilidade de alguns produtos para transporte em cargas
consolidadas. Os produtos podem ser compatíveis quanto a temperatura ideal de
transporte mas podem ser suscetíveis à absorção de gases ou mesmo geração de
gases voláteis em níveis diferentes tornando inviável o acondicionamento em um
mesmo contêiner refrigerado. Como exemplo, os cogumelos, os vegetais de cor
verde, milho e flores são altamente suscetíveis a absorção de odores externos e
não devem ser colocados com produtos como cebola fresca, uva fresca e passa
(tratada com dióxido sulfúrico) ou cítricos (tratados com bifemil ou produtos
que geram odores fortes).
Quando se trata de cargas congeladas, há um conceito
a ser mantido: devem ser transportados em blocos compactos, de forma a manterem
o ar frio circulando somente entre o perímetro exterior da carga, ou seja,
entre as paredes do contêiner e da carga, minimizando as perdas de frio e
trocas térmicas.
Se a rede onde será instalado o container for de 220v
será necessário um transformador de 220v para 440v com 15kva de potencia. A
tomada a ser utilizada será de 63ah tanto a do container quanto a fêmea. Para
um bom funcionamento de um container e consequentemente a perfeita manutenção
da carga nele existente, é necessário que as mercadorias não fiquem em contato
direto com as paredes do container. Essa forma de estocagem permite uma melhor
circulação do ar proporcionando uma temperatura homogênea em toda a carga. Um
container reefer utiliza entre 35 e 40 amperes sendo necessário um estudo da
carga de trabalho e capacidade do transformador que vai atende-lo.Essa
amperagem costuma ser maior na hora em que o container é ligado mas voltando ao
normal em seguida.
Alguns reefers são equipados com um sistema de
arrefecimento de água, que pode ser usado se o reefer é armazenado sob o convés
de um navio sem ventilação adequada para remover o calor gerado. Sistemas de
resfriamento de água são caros, vasos tão moderno confiar mais em ventilação
para remover o calor de porões de carga, bem como a utilização de sistemas de
refrigeração de água estão diminuindo.
Através de seus componentes: compressor, condensador,
válvula de expansão e evaporador, suas temperaturas variam de 30ºC positivos a
30º C negativos. Seu funcionamento prevê o modo resfriado, que possui
temperatura de ajuste de funcionamento acima de 10º C negativos e também o modo
congelado, com temperaturas abaixo de 10º C negativos.
Portanto, por suas características e a facilidade de
integração nos modais, tende a ser um componente mais amplamente utilizado
inclusive nos transportes marítimos de longas distâncias, atingindo mercados em
expansão (principalmente a China) que requerem muita movimentação de alimentos
perecíveis por suas demandas.
Grupo Onça
Integrantes: Adilson
Vicente Antolín e Sérgio Miranda
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Já comentou?