PÓS-VENDA NA INDÚSTRIA
AUTOMOBÍLISTICA
Análise de tendências,
Fidelização de clientes e Importância do manual do
veículo.
Autoras: HILDA
HIGASHIONNA DE OLIVEIRA
RENATA SIMÕES BISAGGIO
Professor Orientador: Professor
MSc. Mário Nogueira Neto
A prática do pós-venda ao longo dos anos
transformou a cultural. Antes, não passava de uma ‘atividade auxiliar’ para o
setor de vendas, Hoje é considerada como diferencial mercadológico, define
metas razoáveis para conquista dos objetivos. O pós-venda ganhou tamanha
valorização, que existem cursos específicos e equipes pré-formadas, prestando
consultoria nas empresas dos mais diversos segmentos.
Em função do perfil de
consumo, alguns serviços e produtos, tem maior aquisição e, consequentemente, o
pós-venda atuará com maior efetividade. Exemplos, o setor automobilístico, foco
da pesquisa, tecnologia da informação e eletroeletrônicos, segundo os autores Ângela da
Rocha e Renato Cotta de Mello em artigo escrito ao site do SEBRAE, eles afirmam
que o serviço de pós-venda, quando bem estruturado, chega a representar 30% dos
rendimentos da empresa, ou ainda, no exemplo dos setores mencionados
anteriormente, este acompanhamento dado ao cliente após a venda do produto,
supera quatro a cinco vezes mais o preço da venda.
Em uma
empresa de produtos eletrônicos, qual das duas atividades mencionadas a seguir, criam o embasamento
necessário para ação do pós-vendas: marketing, ou, vendas? No trabalho
científico de Hilda Higashionna de Oliveira e Renata Simões Bisaggio,
referenciam as opiniões de Richers (2000), onde o marketing tem função de atender
e entender o mercado, outros autores referenciados, compreenderam que o marketing
absorve os desejos do mercado, planeja, desenvolve e controla programas a fim
de suprir estas vontades, mediando as políticas internas com o desempenho
produtivo. (FRAGA, 2006; KOTLER E AMSTRONG, 2003). O setor de vendas processa
as informações, com linguagem persuasiva e inicia os primeiros vínculos com o
consumidor. Priorizar uma atividade á outra no contexto, é quase impossível.
Quão maior a quantidade de informações coletadas pela equipe de marketing, mais
constate será o treinamento prestado á vendas, melhor o atendimento e
fidelização do cliente, satisfação do consumidor e o pós-venda trabalhando bem
estruturado. É um ciclo logístico de integralização setorial. No caso da indústria
automobilística, é essencial ao
pós-vendas o conhecimento do produto e manual de instruções para que o suporte
oferecido ao cliente o ajude a resolver o problema e não servir como medida
paliativa em caso de emergências.
No país, mesmo durante turbulências político-financeiras, o
setor automobilístico, é crescente. O estímulo governamental atualmente aplicado
para incentivar a aquisição de veículos, aumenta a expectativa de vendas de
montadoras, concessionárias, porém, a ansiedade em aproveitar o bom momento econômico,
faz com que as empresas não atentem a detalhes fundamentais na segurança
veicular e os consumidores por sua vez, ignorem ás informações sobre contidas
no manual de instrução quando identificada alguma falha, seja por imperícia,
ou, não.
O ISO 9000 é um certificado de qualidade que empresas obtêm
quando padronizam as ações de fabricação ás especificações do pela
International Organization for Standartization, todavia, a qualidade do marketing,
a venda, do produto, o pós-venda e a leitura do manual, devem estar sempre
interligados.
Grupo Jaguar, 2012
Integrantes: Felipe Barbosa, Felippe Leoni, Georgiane, Guilherme Mendes, Guilherme Pelegrino, Ivens Silva
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