Transporte e armazenagem de materiais radioativos
TCC elaborado por Taiz Ribeiro de Melo
Orientador: Professor Álvaro Camargo Prado
A tendência no Brasil
é a de que a energia nuclear continue a crescer e, portanto, é necessário o
desenvolvimento de projetos para sua implementação de maneira adequada,
principalmente em relação ao descarte do combustível irradiado.
As usinas operantes
no País localizam-se em Angra dos Reis, no Rio de Janeiro, na Central Nuclear Almirante
Álvaro Alberto (Angra I e II). Representam cerca de três por cento de toda a
energia gerada no País.
De acordo com o Plano
Nacional de Energia, do Ministério de Minas e Energia, até 2030 entre quatro e
oito nucleares devem ser construídas no Brasil, o que aumenta a preocupação
quanto à logística na geração de energia nuclear, desde a mineração do urânio
ao seu descarte.
Apesar
dos efeitos negativos, a energia nuclear é considerada limpa, pois não gera
gases como o carbono. Porém, quando o combustível já não possui mais a
eficiência nos reatores, precisa ser substituído. Ocorre, então, a geração de
um rejeito – o combustível nuclear irradiado, além dos materiais que entraram
em contato com o combustível nuclear.
Há duas
possibilidades para o combustível nuclear irradiado: o reprocessamento ou
armazenagem até que decaia seu nível de radioatividade (o que pode levar
milhares de anos). Em nenhum país do mundo existe um local onde seja possível
depositar definitivamente o material irradiado.
Transporte rodoviário com casco |
Esse combustível
inicialmente é armazenado dentro de piscinas, presentes dentro das instalações
de cada reator, para que sejam resfriados e, em seguida, descartados. No
Brasil, existe regulamentação para os rejeitos de baixa e média radioatividade.
Para os de alta, como o combustível nuclear irradiado que sai dos reatores, em
Angra I e II, eles ainda estão armazenados nas piscinas, aguardando
implementação de um plano, a fim de que sejam armazenados ou reprocessados.
A
produção – o ciclo de produção de energia nuclear começa
com a mineração do urânio. Atualmente o processo de enriquecimento é efetuado
no exterior. O produto percorre 700 quilômetros de caminhão até chegar ao porto
de Salvador, sendo enviado em tambores lacrados dentro de containers, por onde
segue de navio até o Canadá, para a Cameco, onde é convertido em gás para
novamente ser transportado de navio para a Holanda, na Urenco, onde este gás é
enriquecido para novamente retornar ao Brasil para o porto do Rio de Janeiro e
viaja em caminhões até chegar a Fábrica de Combustível Nuclear, em Rezende. Lá o
gás é reconvertido para a forma sólida e transformado em pastilhas, que serão
montadas com o elemento combustível, nas Usinas de Angra dos Reis.
O
transporte – é dividido em duas etapas - front end e
back end. A etapa inicial abrange desde a mineração do urânio até o
transporte das pastilhas usadas nas diversas usinas nucleares. A final abrange
todas as relações de transporte relacionadas com o combustível nuclear queimado
(CNQ) que sai dos reatores diretamente para as instalações de reprocessamento
para reciclagem ou para a deposição final.
Piscina de armazenagem na Finlândia |
Embalagens
e armazenagem – as
embalagens devem possuir um revestimento adequado de proteção, que deverá
salvaguardar o ambiente e as pessoas que mantiverem algum contato. Deverão ser
hermeticamente fechadas para não dispersar o conteúdo. Existem atualmente dois
tipos de armazenagem: a por via seca e a por via úmida (piscinas). Por via seca,
utiliza-se geralmente gás hélio, evitando o “enferrujamento” dos revestimentos
de metais do elemento combustível.
A partir do exposto, é possível
concluir que se o Brasil deseja investir na criação de novas usinas nucleares,
deve prover também a caracterização da destinação dos rejeitos radioativos,
pelo menos para os próximos 20 anos, até que se tenha uma decisão de um local
para a deposição definitiva ou novos métodos de reprocessamento.
Grupo Dragão
Adolpho
Moreira
Adriana
Pereira
Alan
Gatti
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Floriano
Bruna
Freire
Fotis
Dionysios
Marisol
de Andrade
Vinícius
Dias da Cunha
já pensou se tomba um caminhão desse na estrada, deus é mais
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