OPERADOR DE
TRANSPORTE MULTIMODAL E SUAS VANTAGENS COMPETITIVAS
TCC elabora
por:
Edmar Santos
de Menezes
Orientador:
Professor Thames
Richard da Silva
Santos – SP
2009
Com
o avanço da área de comércio exterior no Brasil, cresceu também a
competitividade logística de um modo geral. Com isso, as pessoas diretamente
envolvidas com a logística e transporte de um determinado item passaram a
investir em novos meios para facilitar esse trabalho, bem como investiram mais
na capacitação de seus colaboradores e na infra-estrutura.
Foi
então que ocorreu o desenvolvimento da intermodalidade dada pelos fatos citados
acima, proporcionando maiores benefícios no transporte, tal como sua evolução,
ou seja, a mercadoria que precisava ser transportada poderia usar dois ou mais
modais para chegar no seu destino final, surgindo vários meios de transportes.
Um
feito de grande importância que ocorreu foi o aumento da concorrência pelo
setor de transportes é a multimodalidade, ou seja, a figura de pessoa jurídica
responsável pela movimentação da carga somente com um conhecimento de
transporte, ou seja, OTM – Operador de Transporte Multimodal. Dessa forma o
produto é transportado da sua origem ao seu destino, com menos burocracia, e
mais agilidade.
O
transporte multimodal pode ser dividido em duas funcionalidades:
Nacional: Quando os locais que serão transportados de embarque
e desembarque forem dentro do Brasil.
Internacional: Quanto os locais que serão transportados de embarque
e desembarque forem fora do Brasil.
O
Transporte Multimodal de Cargas compreende, além do próprio transporte, os
serviços em que ocorre coleta, unitização, desunitização, movimentação,
armazenagem e entrega de carga ao destinatário, tal como outros serviços que
abrange da origem até o destino final, inclusive por exemplo, o de consolidação
documental de cargas.
Também
temos o transporte intermodal, e o que seria?
Conforme
menciona Samir Keedi,
Transporte intermodal é aquele em que uma carga
utiliza mais de um modal de transporte para ser enviada de sua origem até o seu
destino. Isto ocorre em virtude da impossibilidade de determinada carga ser
transportada por todo o trajeto com apenas um dos modais existentes. [...] A
sua característica principal é de total independência entre os modais de
transporte, bem como dos documentos de transporte que representam a carga. Isto
significa que cada trajeto é realizado por um tipo de transporte, onde cada
transportador emite seu próprio documento de embarque. [...] Nesse sentido,
cada embarcador contrata obrigatória e individualmente cada trecho do
transporte, com cada transportador pagando a cada um o frete correspondente a
cada documento de embarque emitido. Cada transportador assumirá a
responsabilidade pelo seu trecho de transporte, entre os pontos mencionados
como de origem e destino.
E
com tantas opções de transportes, tomamos como conhecimento básico que o
Operador de Transporte Multimodal se faz necessário para essas atividades de
logística. Tal como o exercício de tantas funcionalidades acaba criando uma
vantagem competitiva, pois abre-se as opções para que um produto chegue a seus
destino final. Surgindo também a diferenciação da empresa no setor em que atua,
procurando ser líder para sobressair as demais do mesmo ramo, para obter a
satisfação das necessidades de seus clientes através do destino final de seus
produtos no prazo estimado, o que inclui o meio pelo qual vai ser transportado,
entrando então a logística do transporte por meio dos Modais, e
consequentemente, quem o opera.
Grupo Albatroz
Anna, Christopher, Danilo, Diego, Nyckolas e Paloma
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