ANÁLISE QUALITATIVA E QUANTITATIVA DAS OFERTAS PARA UM PROCESSO DE EXPORTAÇÃO
TCC elaborado por: Caio Cesar Alves Silva, Gabriel Vianna Veras Leite e Yuri Antonelli Gomes
Orientador: Prof° MSc. Mário de Souza Nogueira Neto
2010
2010
Com a crise mundial de 2009, a situação dos Armadores ficou muito difícil, sendo necessária a contenção dos custos operacionais para zerar os déficits. Já em 2010 um aumento nos volumes comercializados, pegou de surpresa as companhias, porem os valores cobrados ainda está abaixo dos ideais. Este trabalho tem por objetivo auxiliar a melhor escolha do operador que fará o transporte internacional de sua mercadoria, se: Armador, NVOCC ou Operador de Transporte Multimodal.
A partir de 1965 os armadores no Brasil passaram a utilizar o sistema de contêiner para transportar seus produtos. Empresas de locação de contêiner passaram a alugar grande quantidade de unidades para poder abastecer um mercado em crescimento, chamado de “Contrato de Arrendamento de Contêiner”, onde o proprietário do contêiner concordava em ceder a unidade ao usuário, por um período de tempo determinado, mediante ao pagamento pelo serviço.
Os cinco modais de transporte utilizados para movimentação de cargas e produtos são: ferroviário, rodoviário, aquaviário (que é dividido em marítimo, lacustre e hidroviário), aéreo e o dutoviário.
O transporte ferroviário e feito sobre trilhos e possui como característica baixo custo devido ao baixo consumo de combustível e grande capacidade de carga transportada. Com velocidade considerada média, esse modal não é ágil, não sendo usado para urgência. Fica limitada a existência de malha ferroviária, alem de não praticar o chamado door-to-door.
Fonte: skyscrapercity.com
O Rodoviário responde por cerca de 60% de todo o transporte no país, possui grande número de estradas e ruas, podendo praticar o door-to-door, ou seja, em rotas terrestres, retirar a carga na sua origem e entregar no seu destino, sem depender de outro modal para conclusão da entrega.
Fonte: bebseguros.com
O modal aquaviário e subdividido em três classes, marítimo hidroviário e lacustre. Nesse modal os exportadores podem carregar qualquer tipo de mercadorias como petróleo, carga seca, grãos etc. Também possui a maior capacidade de carga por viagem e por ter baixo custo energético torna o custo do transporte razoavelmente baixo. Classificado como baixa velocidade de entrega das cargas, não podendo ser usadas para urgências. O transporte marítimo entre dois portos do mesmo país é chamado de cabotagem, sendo ainda pouco utilizado no país, porem com grande capacidade de transporte de carga
Fonte: bebseguros.com
Transporte aéreo é o mais ágil de todos, porém seu alto custo de infra-estrutura, como alto valor energético o coloca como o mais oneroso de todos os modais. Somente utilizado para cargas que tenham um grande valor agregado, urgência e de pequeno volume.
Fonte: canttim.com/
Dutoviário é a forma mais econômica de transporte de volumes líquido e gases, e a alguns poucos minerais que devem ser transportados juntamente com água, desse modal no Brasil encontra-se com uma malha com cerca de 20 mil km, respondendo por 34% do transporte de derivados de petróleo no país, perdendo somente para o transporte aquaviário, responsável por 45%.
Fonte: geopoliticadopetroleo. wordpress.com
NON-VESSEL-OPERATING COMMOM CARRIER
Apesar de surgir da necessidade de pequenos embarcadores em exportar pequenas quantidades de mercadoria, sem que fosse cobrado pela utilização de todo o contêiner, o NVOCC também atua com embarques Full Container Load (FCL), onde apenas um cliente é capaz de preencher o contêiner todo, dessa forma passa atuar como um agente de carga. Todo o transporte marítimo, logística operacional de movimentação de carga, o embarque de contêiner no navio, bem como o seu desembarque no porto de destino, ficando sob responsabilidade do NVOCC, deixando a responsabilidade de pré-embarque e pós-embarque para o exportador.
OPERADOR DE TRANSPORTE MULTIMODAL – OTM
Apesar de surgir da necessidade de pequenos embarcadores em exportar pequenas quantidades de mercadoria, sem que fosse cobrado pela utilização de todo o contêiner, o NVOCC também atua com embarques Full Container Load (FCL), onde apenas um cliente é capaz de preencher o contêiner todo, dessa forma passa atuar como um agente de carga. Todo o transporte marítimo, logística operacional de movimentação de carga, o embarque de contêiner no navio, bem como o seu desembarque no porto de destino, ficando sob responsabilidade do NVOCC, deixando a responsabilidade de pré-embarque e pós-embarque para o exportador.
OPERADOR DE TRANSPORTE MULTIMODAL – OTM
É a pessoa jurídica contratada como principal para a realização do Transporte Multimodal de Cargas desde a origem até o destino, por meios próprios ou por intermédios de terceiros. O principal serviço oferecido por um Operador de Transporte Multimodal é o gerenciamento total da operação de transporte da carga desde a coleta da mercadoria na planta do exportador até a entrega em seu destino final, realizando toda a burocracia e logística necessária para que essa operação aconteça, proporcionando ao cliente focar apenas em seu core business.
Arthur Naka
Felipe Dias
Gislâine Assunção
Márcio Pereira
Oswaldo Chaves
Sarah Borges
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