domingo, 4 de novembro de 2012

A ARMAZENAGEM E A TERCEIRIZAÇÃO: CONDOMÍNIOS LOGÍSTICOS.


A ARMAZENAGEM E A TERCEIRIZAÇÃO:CONDOMÍNIOS LOGÍSTICOS.

VANESSA PAVESI
Orientador 

Professor MSc. Álvaro Camargo Prado


Com o passar dos anos, a Logística ocupa mais e mais espaço nas estruturas organizacionais das empresas, isso porque a Logística visa toda a cadeia produtiva, da produção ao transporte, com essa expansão os setores Logísticos crescem junto com a classe e ganha novos investimentos.
Como um dos focos da Logística é armazenagem a aluna Vanessa Pavesi com a orientação do excelente Professor MSc. Álvaro Camargo Prado, elaborou um Trabalho de Conclusão de Curso sobre um segmento com uma alta perspectiva de crescimento que é os condomínios logísticos, a armazenagem e a terceirização desse tipo de serviço, agora irei falar de cada um desses temas escritos por Vanessa Pavesi. 


Armazenagem

História


A ilustração a seguir diz a historia da armazenagem a partir dos egípcios que armazenavam papiro e trigo.




Linha do tempo: História da armazenagem


Armazenagem consiste no local onde é guardado o estoque.

E ao longo da história esses espaços foram evoluindo junto com a sociedade, eles necessitam de evolução constantes para melhorar o rendimento (no caso das empresas)pois um armazém bem organizado diminui o tempo e o custo de armazenagem e estoque, e esse é um dos principais objetivos visados pelas grandes empresas.

Funções da armazenagem

Segundo o T.C.C apresentado por Vanesa:

"A armazenagem é constituída por um conjunto de funções de recepção, descarga, carregamento, arrumação e conservação de matérias primas, produtos acabados ou semiacabados. Uma vez que este processo envolve mercadorias, este apenas produz resultados quando é realizada uma operação, nas existências em trânsito, com o objetivo de acrescentar valor".Vanesa Pavesi, Tecnóloga em Logística.





Analisando o que foi apresentado, podemos concluir que a armazenagem é mais do que somente o local onde fica o estoque, mas sim, todo o processo de recepção, armazenagem e descarga dos produtos, se tornando peça importantíssima para toda a cadeia de produção.

Conceito de terceirização

Basicamente é deixar certo tipo de serviço com um terceiro, é contratar um serviço, por exemplo: serviço de limpeza, segurança, recepção, etc. São serviços essenciais, mas não estão no foco das empresas que a contratam.
Isso ajuda a diminuir a folha salarial e a administração de pessoal, mas veremos aqui que não é somente serviços que podem ser terceirizados, espaços também podem ser, temos como exemplo os condomínios Logísticos.  

Condomínios Logísticos



A dez anos no Brasil, os condomínios logísticos se mostram uma ótima solução de infraestrutura e distribuição para as empresas logísticas brasileiras, elas disponibilizam espaço e tecnologia que as atuais empresas não possuíam e que seria muito difícil de possuir.

Mas como funciona os condomínios logísticos?

O nome já diz muito, ele realmente funciona como um condomínio, ele aluga o espaço e oferece uma gama de serviços no qual as empresas necessitam.

Qual sua vantagem para os Centros de Distribuição?


Você pode verificar observando a ilustração abaixo:
Fonte: Revista Intralogística, nº. 234, pág. 17, mar/2010.
Sem contar que está muito bem contato no mercado de investimentos, pois o país está crescendo e os investimentos em infra-estrutura acompanham esse crescimento, até a crise tem ajudado o setor, pelo fato do país estar com a economia em alta isso o torna alvo de investidores estrangeiros.


GRUPO DRAGÃO



Adolpho Moreira
Adriana Pereira
Alan Gatti
Anderson Floriano
Bruna Freire
Fotis Dionysios
Marisol de Andrade
Vinícius Dias da Cunha

Um comentário:

  1. Nossa muito interessantemente essa questão de terceirização de serviços..pela dica! Loved it!

    ResponderExcluir

Já comentou?