terça-feira, 20 de novembro de 2012


APLICAÇÃO DE SISTEMAS INFORMATIZADOS EM PESQUISA
OPERACIONAL
TCC Elaborado Por: Luiz César Leão Santana
Professor Orientador: Prof Msc. Álvaro Camargo Prado
Ano: 2011


      O avanço tecnológico tem ajudado no aumento do desempenho produtivo do homem. Por outro lado, esse crescimento no volume de atividades, auxiliado pela máquina, tem encontrado resistência no que diz respeito à utilização da tecnologia. Para termos uma ideia básica, as pessoas mais conservadoras ainda têm a impressão de que os computadores jamais substituirão o homem.
      As atividades mais procuradas pelas pessoas durante o surgimento do computador eram as relacionadas às ciências exatas, ou seja, o aparecimento desse novo instrumento de trabalho resolveria todos os problemas de cálculos complexos, reduziria o tempo despendido com as calculadoras e, como consequência, a diminuição da margem de erro no resultado final.


     A evolução das máquinas estreitou o relacionamento entre usuários e equipamentos, com o objetivo de minimizar a falta de conhecimento técnico.
Num primeiro momento, isso foi o grande passo para a difusão da ideia que a Informática deixaria de ser de uso exclusivo de atividades profissionais e se tornaria essencial para as atividades cotidianas do público em geral. Seguindo essa linha de raciocínio, o avanço tecnológico procurou aproximar a máquina do homem, proporcionando a interatividade entre ambos, através da linguagem visual, usando os chamados ícones. De uma forma geral, os primeiros programas a ganharem popularidade, na era da automação, foram os editores de textos. Uma verdadeira febre entre os usuários, pela nova maneira de realizar trabalhos de forma mais versátil no desenvolvimento e finalização, tudo de um jeito claro e limpo.

     Nas atividades laborais, constantemente são apresentadas situações nas quais os profissionais se deparam com problemas onde uma solução deverá ser proposta, seja ela, para melhorar o desempenho de um determinado serviço, aumentar o nível de uma linha de produção, efetuar o crescimento dos lucros, reduzir custos de um processo produtivo, melhorar o  tempo de entrega e distribuição de produtos entre outros. Em todas as situações proposta neste parágrafo, o profissional deverá tomar uma decisão para que o desempenho de
sua função tenha continuidade no trabalho exercido. A tomada de decisão consiste em analisar uma série de informações disponíveis sobre a situação apresentada e encontrar o melhor caminho para seguir no trabalho proposto. Ou seja, a partir de um modelo científico, um sistema de funções e equações será descrito e, após a solução deste, o profissional terá condições de prosseguir com o serviço.

       A área de conhecimento tecnológico que desenvolve soluções para estes problemas é a Pesquisa Operacional, que tem entre suas divisões a Programação Linear, cuja ferramenta principal é o Método Simplex. Existem softwares que realizam o mesmo trabalho do Simplex, mas alguns carecem de mais interatividade com o usuário para viabilizarem sua utilização prática em ambientes adversos.
  


   Tela do Método Proposto

    O programa desenvolvido neste trabalho levou em consideração, desde o início, a facilidade prática de seu uso direto, sem depender da instalação de softwares pesados ou de difícil compreensão.
    O programa foi testado e resultou satisfatório em relação aos resultados numéricos obtidos na solução de problemas de Programação Linear com duas variáveis. Entretanto, alguns problemas ainda devem ser solucionados, como o tempo de processamento, excessivamente longo quando comparado a outros de mesma finalidade.

Grupo Jaguar

Integrantes: Felipe Barbosa, Felippe Leoni, Georgiane, Guilherme Mendes, Guilherme Pelegrino, Ivens Silva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Já comentou?