sexta-feira, 23 de novembro de 2012

LOGÍSTICA REVERSA: O Fluxo Reverso da Água no Município de Miracatu/SP Realizado pela Sabesp


LOGÍSTICA REVERSA: O fluxo reverso da água no Município de Miracatu/SP realizado pela Sabesp Autor:  JONAS PINTO ARCARI Orientador: Professor Daniel Zacarias.

  
 

                                             LOGÍSTICA REVERSA:

                    O Fluxo Reverso da Água no Município de Miracatu/SP

                                               Realizado pela Sabesp

  
                                Autor: JONAS PINTO ARCARI

 

                          Orientador: Professor Daniel Zacarias

 

O presente trabalho tem como objetivo principal discutir sobre a aplicação da logística reversa na empresa para obter vantagens competitivas e sustentabilidade empresarial. A logística empresarial passou por diversas mudanças e evoluiu ao longo dos anos, se tornando mais complexa e essencial nas atividades da empresa. Utilizando os princípios de desenvolvimento sustentável, a logística reversa busca completar o ciclo do transporte de produtos, retornando os resíduos gerados ao longo da cadeia com a finalidade de gerar economia e diminuir o impacto ambiental que este produto poderia causar. O principal problema enfrentado na implantação da logística reversa é o custo, que pode ser minimizado por incentivos do governo, porém, se bem implantada, além de gerar receita para a empresa, os ganhos para a sociedade e para o meio ambiente são de valor inestimável, uma vez que os recursos naturais são finitos. O estudo de caso mostra como é feito o fluxo reverso da água na cidade de Miracatu, desde o serviço de produção de água potável que abastece a população até o retorno e tratamento das águas residuais que são devolvidas ao meio ambiente sem causar impacto ambiental.

Como solução para o problema causado pela crescente quantidade de resíduos emitidos ao meio ambiente, a logística reversa propõe aos fabricantes, importadores, distribuidores, e comerciantes com a colaboração do governo e da sociedade, retornar a origem os produtos e embalagens com a finalidade de destina-los a um fim adequado, que possa gerar algum benefício econômico, social e ambiental.

Logística reversa é a prática de estudar meios para reposicionar no mercado aqueles produtos que foram descartados. Como parte integrante da logística verde, a logística reversa contribui de forma significativa para a obtenção do desenvolvimento sustentável, que atualmente é essencial para qualquer empresa, em vista que, países de todo o mundo planejam cumprir metas para diminuir suas emissões de resíduos e alcançar a sustentabilidade.

Com a globalização do mundo atual, o ambiente empresarial se encontra em constante mudança, as empresas passaram a atender mercados distantes, gerando uma grande movimentação em seus estoques e tornando difícil a administração dos mesmos. Essa tarefa se torna mais fácil e eficiente quando é operada por um sistema autônomo que se encarrega de passar as informações para diversos setores somente com um input, ou seja, ao colocar uma informação no sistema, todos os setores integrados estarão cientes da ação que foi feita e poderão tomar uma decisão correta de acordo com essa informação.

A logística reversa vem sendo utilizada há muito tempo, como no retorno de garrafas e a recolha de lixos e resíduos de uma cidade, porém antes não era tratada com a devida importância. No final da década de 80 foi quando se iniciou o estudo aprofundado e a sistematização dos processos da logística reversa, revelando a importância do gerenciamento do fluxo reverso e a necessidade de explorar conceitos que possam proporcionar um desenvolvimento sustentável.

Os canais de distribuição reversos são as diferentes alternativas e formas de comercialização dos resíduos, desde a forma de captação dos bens de pós- consumo ou dos resíduos industriais até a sua reutilização ou desmanche, que proporciona o reaproveitamento de seus materiais até o produto chegar ao fim de sua vida útil.

Pode-se dizer que o principal objetivo da logística reversa é planejar, implementar e controlar da melhor maneira: a reciclagem, substituição e reutilização de materiais usados; a reparação ou re-fabricação de produtos; a deposição de resíduos; o retorno ou a recuperação de produtos, entre outros. Isso mostra que a logística reversa é a estratégia que opera no retorno dos resíduos de pós-venda e pós-consumo ao ambiente de negócios ou ambiente produtivo.
 
Embora existam inúmeras alternativas de incentivo a Logística Verde, empresas, governo e sociedade ainda têm muito a evoluir para reduzir os impactos causados ao meio ambiente. A maior dificuldade na implantação de medidas a favor da sustentabilidade é o custo das ações, porém o auxilio da tecnologia e o retorno financeiro direto que algumas  dessas ações roporcionam para as empresas mostram que a sustentabilidade também é um negócio viável.



                                                            Grupo Onça     

                                Integrantes: Adilson V. Antolin e Sergio Miranda
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Já comentou?