quarta-feira, 28 de novembro de 2012

MERCADO LIVRE: RELAÇÃO COM O CLIENTE


 

 MERCADO LIVRE: RELAÇÃO COM O CLIENTE
Autora:  JULIANA RODRIGUES GONZALEZ TELLAROLI
Orientador : Prof. MsC. Álvaro Camargo Prado

 
 
 

MERCADO LIVRE: RELAÇÃO COM O CLIENTE


 
Autora:  JULIANA RODRIGUES GONZALEZ TELLAROLI

 
 
Orientador : Prof. MsC. Álvaro Camargo Prado

 
 

 

        O Mercado Livre, no âmbito da economia de mercado, é um princípio capitalista pelo qual qualquer agente econômico é livre para praticar formas de troca mercadológica seguindo os princípios da livre concorrência, oferta e procura num mercado. Um comerciante pode oferecer melhores preços que outro visando atrair o consumidor e adquirir uma clientela.
        Esse princípio favorece o cliente, que pode escolher a melhor oferta, e tem a sua disposição comerciantes interessados em seu poder de compra. É o oposto do monopólio comercial, muito comumente praticado durante a fase do mercantilismo, em meados do século XV.

        O Mercado Livre disponibiliza uma das maiores plataformas de pagamentos pela Internet do mercado Latino Americano, o Mercado Pago, que possibilita o pagamento e recebimento pelos usuários de forma fácil, rápida e principalmente segura. O Mercado Pago existe há seis anos na America Latina é uma tecnologia muito segura desenvolvida por uma equipe de especialistas em finanças, tecnologia e segurança da informação.
        A loja virtual está presente em seis países: Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, México e Venezuela. Em 2010 foram realizadas 6,7 milhões de transações, movimentando um volume superior a US$ 698 milhões. No primeiro trimestre de 2011, foram realizadas pelo Mercado Pago, 2,6 milhões de transações, o que movimentou cerca de 245,2 milhões dólares. Para atingir seus objetivos desde sua fundação, o Mercado Livre visualizou a importância da busca por parceiros, a fim de fortalecer o negócio e melhorar seus fluxos de informação no SCM (Supply Chain Management).

       Podemos citar algumas das parcerias realizadas em 2011, como a parceria com cooperativa Avemare (Cooperativa de Trabalho de Catadores de Materiais Recicláveis da Vila Esperança) de Santana no Parnaíba, em 27 junho 2011. Essa parceria surgiu, pois o Mercado livre inaugurou em fevereiro, daquele ano, um escritório em Alphaville.  Ela beneficiará mais de 80 cooperados. Estes receberam orientação da separação de materiais descartados, além de campanhas de conscientização de preservação do ambiente.
 
      O Mercado Livre poderá impedir a publicação de uma fotografia ou de um produto se interpretar, desde que a imagem não respeite os presentes Termos e Condições. As imagens e fotografias dos produtos anunciados na modalidade Diamante e Ouro deverão cumprir com alguns requisitos adicionais como condição para serem expostos na página principal dos sites.

       Também está proibida a venda de CDs que contenham música em formato MP3, quando a mesma não está expressamente autorizada pelo artista ou gravadora proprietária dos direitos autorais, ou infrinja alguma legislação. Também não podem ser cadastrados produtos que violem leis de restrição à pirataria de informática, de proteção de software, direitos do autor, patentes, marcas, modelos e desenhos industriais, nem software para OEM (entende-se como software para OEM, a versão especial do software pré-instalada no disco rígido de computadores pessoais no momento da fabricação, ou quando este for agrupado ao hardware do computador), NFR, cópias e/ou arquivos de backup, licença, programas acadêmicos e/ou desenvolvidos para alguma entidade educacional, ou segredos industriais, ou produtos que exijam do Usuário vendedor direito de venda, ou que somente podem ser vendidos com participação ou autorização de terceiros, e bens embargados ou afetados por alguma restrição de qualquer espécie quanto ao seu uso, exploração ou transferência de domínio ou posse. Fica proibida, ainda, a venda de aparelhos ativos, eletroestimuladores, para utilização em educação física, embelezamento e correção estética, que não estejam devidamente registrados perante a Agência Nacional de Vigilância Sanitária.

      O Mercado Livre desenvolveu um Programa (adiante nominado PPPI) destinado a assegurar que os produtos anunciados não firam direitos de propriedade intelectual e industrial ou qualquer sorte de direitos de terceiros. Os membros do PPPI ou os titulares dos direitos infringidos poderão solicitar a remoção daqueles produtos que entendam violar seus direitos. Suspeitando o MercadoLivre que tenha sido cometida alguma atividade ilícita ou que infrinja as normas aqui mencionados, alguns dados dos Usuários infratores poderão ser encaminhados aos membros do PPPI, conforme descrito no item Privacidade da Informação.
     Ao anunciar um produto, o Usuário deve estar de acordo com a Aceitação da Plataforma Mercado Pago, que permite o gerenciamento e a efetivação de pagamentos, pelos Usuários compradores, por diversos meios, tais como cartão de crédito, boleto bancário, transferência bancária online ou envio de dinheiro disponível em conta gráfica, considerando todas as regras e limitações do referido serviço, que podem ser verificados nos Termos e Condições Gerais de uso. Para tanto, o usuário declara ter lido, compreendido e aceitado os Termos e Condições de uso do Mercado Pago.

 
          
                                                    
                                                                   Grupo Onça   

                           Integrantes: Adilson Vicente Antolin e Sergio Miranda                              

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Já comentou?