sexta-feira, 2 de novembro de 2012

CONTAINER REEFER - Transporte, Operação e Monitoramento

 

                                      CONTAINER REEFER
                         Transporte, Operação e Monitoramento



Autores:    LUIS HENRIQUE GOIS DE PAIVA e MARCEL ROCHA TAVARES




                     Orientador: Professor Daniel Alves Zacarias

 
 
No atual cenário internacional das transações envolvendo commodities, o aumento expressivo das cargas de alimentos tem exigido cuidados especiais no transporte. Notadamente no que se refere aos alimentos perecíveis uma dos melhores ferramentas é o contêiner refrigerado (Reefer). O contêiner reefer é um equipamento refrigerado utilizado para o carregamento de cargas perecíveis. É construído em aço inóx ou alumínio respeitando as definições do ISO - (International Standard Organization).
Utilizado no transporte de grandes tonelagens, em grande parte cruzando fronteiras através do modal ferroviário. Permitem transporte durante dezenas de dias sem perda da qualidade dos produtos, ou seja, entregando-os em excelente qualidade. O container reefer refrigerado pode trabalhar em temperaturas entre -25ºC e +25ºC dependendo da qualidade do maquinário oferecido. Vários produtos podem ser colocados dentro de containers.
No caso de transporte de carnes em geral, frutas e vegetais fica garantida as condições dos produtos, sem deterioração nem perda de suas características. As temperaturas nos contêiners Reefer podem variar até 30 C negativos, mediante equipamento de refrigeração alimentado por conexão elétrica.
Alguns cuidados devem ser levados em conta na adequação das cargas: a incompatibilidade de alguns produtos para transporte em cargas consolidadas. Os produtos podem ser compatíveis quanto a temperatura ideal de transporte mas podem ser suscetíveis à absorção de gases ou mesmo geração de gases voláteis em níveis diferentes tornando inviável o acondicionamento em um mesmo contêiner refrigerado. Como exemplo, os cogumelos, os vegetais de cor verde, milho e flores são altamente suscetíveis a absorção de odores externos e não devem ser colocados com produtos como cebola fresca, uva fresca e passa (tratada com dióxido sulfúrico) ou cítricos (tratados com bifemil ou produtos que geram odores fortes).
Quando se trata de cargas congeladas, há um conceito a ser mantido: devem ser transportados em blocos compactos, de forma a manterem o ar frio circulando somente entre o perímetro exterior da carga, ou seja, entre as paredes do contêiner e da carga, minimizando as perdas de frio e trocas térmicas.
Se a rede onde será instalado o container for de 220v será necessário um transformador de 220v para 440v com 15kva de potencia. A tomada a ser utilizada será de 63ah tanto a do container quanto a fêmea. Para um bom funcionamento de um container e consequentemente a perfeita manutenção da carga nele existente, é necessário que as mercadorias não fiquem em contato direto com as paredes do container. Essa forma de estocagem permite uma melhor circulação do ar proporcionando uma temperatura homogênea em toda a carga. Um container reefer utiliza entre 35 e 40 amperes sendo necessário um estudo da carga de trabalho e capacidade do transformador que vai atende-lo.Essa amperagem costuma ser maior na hora em que o container é ligado mas voltando ao normal em seguida.
Alguns reefers são equipados com um sistema de arrefecimento de água, que pode ser usado se o reefer é armazenado sob o convés de um navio sem ventilação adequada para remover o calor gerado. Sistemas de resfriamento de água são caros, vasos tão moderno confiar mais em ventilação para remover o calor de porões de carga, bem como a utilização de sistemas de refrigeração de água estão diminuindo.
Através de seus componentes: compressor, condensador, válvula de expansão e evaporador, suas temperaturas variam de 30ºC positivos a 30º C negativos. Seu funcionamento prevê o modo resfriado, que possui temperatura de ajuste de funcionamento acima de 10º C negativos e também o modo congelado, com temperaturas abaixo de 10º C negativos.
Portanto, por suas características e a facilidade de integração nos modais, tende a ser um componente mais amplamente utilizado inclusive nos transportes marítimos de longas distâncias, atingindo mercados em expansão (principalmente a China) que requerem muita movimentação de alimentos perecíveis por suas demandas.
 
 

                                                           Grupo Onça


                           Integrantes: Adilson Vicente Antolín  e  Sérgio Miranda


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