quinta-feira, 29 de novembro de 2012

OPERADOR DE TRANSPORTE MULTIMODAL E SUAS VANTAGENS COMPETITIVAS – VOLUME 2


OPERADOR DE TRANSPORTE MULTIMODAL E SUAS VANTAGENS COMPETITIVAS – VOLUME 2

TCC Elaborado Por:
Josué Etelvino dos Santos Neto

Orientador:
Professor Thames Richard da Silva

SANTOS – SP
2009



A competitividade logística no Brasil vem melhorando com o desenvolvimento do comércio exterior.

Os agentes envolvidos no transporte nacional buscam parcerias logísticas para garantir que os produtos brasileiros concorram no mercado internacional.

O desenvolvimento da intermodalidade causou uma revolução no transporte, podendo usar dois ou mais modais para chegar ao seu destino final.

- Modais de Transporte

Os modais de transporte podem ser: aéreo, rodoviário, ferroviário, dutoviário e aquaviário.

- Aéreo: modal mais veloz. É mais suscetível a consistência, pois sofre com questões climáticas e de segurança. Trabalha com produtos seguros, desde que sejam pequenos ou médios volumes;

- Rodoviário e Ferroviário: a questão da velocidade depende das condições da via e congestionamento;

- Marítimo: é imbatível, pois não possui nenhuma restrição a qualquer tipo de produto além de poder transportar centenas de milhares de toneladas;

- Dutoviário: Só trabalha com líquidos, gases e grãos;

- Aquaviário: depende muito das instalações portuárias, terminais e sinalização para se tornar disponível.

- Hidrovias
As principais hidrovias do Brasil são: Hidrovia do Madeira, Hidrovia do São Francisco, hidrovia Tocantins-Araguaia, hidrovia Paraná-Tietê, Hidrovia Paraguai-Paraná.

Transporte Hidroviário na Região Nordeste

- Região hidrográfica do atlântico nordeste ocidental:
Os produtos transportados são de subsistência e desfrutam de grande potencial. A navegação é facilitada pela amplitude da maré, as embarcações são regionais e o abastecimento de produtos serve o mercado de São Luís (MA) e cidades ribeirinhas.

- Região hidrográfica do Parnaíba:
Possui potencial para o escoamento de grãos, por causa de sua localização e área de influência, porém tem a necessidade de melhora na sua infraestrutura.

- Região hidrográfica do São Francisco:
O rio sofreu bastante pela intensa atividade agrícola e mineradora e o desmatamento da mata ciliar das margens e nascentes e por isso são muitos os problemas com assoreamento e desbarrancamentos de margens.

- Marítimo

- Suape:
O porto de Suape (PE) foi inicialmente previsto para operar produtos combustíveis e cereais a granel, em substituição ao porto de Recife.

Entre os equipamentos portuários existentes têm-se 10 braços mecânicos para embarque e desembarque de granéis líquidos, com capacidade de 1.000m³/h. Esta operação é realizada pela Petrobrás.

- Ferrovias

Atualmente o nordeste é atendido por duas concessionárias de transporte ferroviários sendo: FCA – Ferrovia Centro Atlântica e a Transnordestina, antiga CFN – Companhia Ferroviária do Nordeste.

     Transnordestina:

A empresa possui 93 locomotivas e 1291 vagões, e abrange sete estados do Nordeste.

Alguns dos produtos transportados são: alumínio, vergalhões, sucata, cimento, areia, resinas, polietileno, amido de milho, açúcar, álcool, diesel, gasolina, mármore, entre outros. 

- Rodoviário

A industrialização era impulsionada pelas estradas, que por sua vez impulsionava o rodoviarismo.  Em 1937 foi construída a Régis Bittencourt, sendo esta a primeira grande estrada do Brasil.

O Brasil investiu na construção de rodovias no período da Segunda Guerra Mundial, pois passou a importar mais automóveis e caminhões.

Intermodalidade

O transporte intermodal é aquele em que uma carga utiliza mais de um modal de transporte para ser enviada de sua origem ao seu destino.

A vantagem competitiva surge fundamentalmente do valor que uma determinada empresa consegue criar para os seus clientes e que ultrapassa os custos de produção.

Existem dois tipos básicos: a liderança no custo e a diferenciação.

Na liderança de custos a empresa procura se tornar o produtor com mais baixos custos no seu setor de atividade.

A diferenciação corresponde a uma empresa que procura ser única no seu setor de atividade nas dimensões mais valorizadas pelos consumidores.

OTM

O Operador de Transporte Multimodal (OTM) é a pessoa jurídica contratada como principal para a realização do Transporte Multimodal de Cargas, por meios próprios ou por intermédio de terceiros, ou seja, ele poderá ser, ou não, transportador.

Além do transporte, o OTM inclui serviços de coleta, movimentação, armazenagem, fumigação, despacho, entre outros.

O OTM vem facilitar a integração do produtor com o mercado consumidor, e para que isso ocorra é obrigatória uma boa infraestrutura nos transportes para que ele case a conjunção de modais que não onere tanto a mercadoria.


Grupo Albatroz


Anna, Christopher, Danilo, Diego, Nyckolas e Paloma




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