sexta-feira, 23 de novembro de 2012

OPERADOR DE TRANSPORTE MULTIMODAL E SUAS VANTAGENS COMPETITIVAS

OPERADOR DE TRANSPORTE MULTIMODAL E SUAS VANTAGENS COMPETITIVAS

TCC elabora por:
Edmar Santos de Menezes

Orientador:
Professor Thames Richard da Silva

Santos – SP

2009


Com o avanço da área de comércio exterior no Brasil, cresceu também a competitividade logística de um modo geral. Com isso, as pessoas diretamente envolvidas com a logística e transporte de um determinado item passaram a investir em novos meios para facilitar esse trabalho, bem como investiram mais na capacitação de seus colaboradores e na infra-estrutura.

Foi então que ocorreu o desenvolvimento da intermodalidade dada pelos fatos citados acima, proporcionando maiores benefícios no transporte, tal como sua evolução, ou seja, a mercadoria que precisava ser transportada poderia usar dois ou mais modais para chegar no seu destino final, surgindo vários meios de transportes.

Um feito de grande importância que ocorreu foi o aumento da concorrência pelo setor de transportes é a multimodalidade, ou seja, a figura de pessoa jurídica responsável pela movimentação da carga somente com um conhecimento de transporte, ou seja, OTM – Operador de Transporte Multimodal. Dessa forma o produto é transportado da sua origem ao seu destino, com menos burocracia, e mais agilidade.

O transporte multimodal pode ser dividido em duas funcionalidades:


Nacional: Quando os locais que serão transportados de embarque e desembarque forem dentro do Brasil.
Internacional: Quanto os locais que serão transportados de embarque e desembarque forem fora do Brasil.


O Transporte Multimodal de Cargas compreende, além do próprio transporte, os serviços em que ocorre coleta, unitização, desunitização, movimentação, armazenagem e entrega de carga ao destinatário, tal como outros serviços que abrange da origem até o destino final, inclusive por exemplo, o de consolidação documental de cargas.

Também temos o transporte intermodal, e o que seria?

Conforme menciona Samir Keedi,

Transporte intermodal é aquele em que uma carga utiliza mais de um modal de transporte para ser enviada de sua origem até o seu destino. Isto ocorre em virtude da impossibilidade de determinada carga ser transportada por todo o trajeto com apenas um dos modais existentes. [...] A sua característica principal é de total independência entre os modais de transporte, bem como dos documentos de transporte que representam a carga. Isto significa que cada trajeto é realizado por um tipo de transporte, onde cada transportador emite seu próprio documento de embarque. [...] Nesse sentido, cada embarcador contrata obrigatória e individualmente cada trecho do transporte, com cada transportador pagando a cada um o frete correspondente a cada documento de embarque emitido. Cada transportador assumirá a responsabilidade pelo seu trecho de transporte, entre os pontos mencionados como de origem e destino.

E com tantas opções de transportes, tomamos como conhecimento básico que o Operador de Transporte Multimodal se faz necessário para essas atividades de logística. Tal como o exercício de tantas funcionalidades acaba criando uma vantagem competitiva, pois abre-se as opções para que um produto chegue a seus destino final. Surgindo também a diferenciação da empresa no setor em que atua, procurando ser líder para sobressair as demais do mesmo ramo, para obter a satisfação das necessidades de seus clientes através do destino final de seus produtos no prazo estimado, o que inclui o meio pelo qual vai ser transportado, entrando então a logística do transporte por meio dos Modais, e consequentemente, quem o opera.


Grupo Albatroz


Anna, Christopher, Danilo, Diego, Nyckolas e Paloma


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Já comentou?