sexta-feira, 9 de novembro de 2012

LOGÍSTICA REVERSA: A PET COMO ALTERNATIVA NA INDÚSTRIA TÊXTIL

LOGÍSTICA REVERSA: A PET COMO ALTERNATIVA NA INDÚSTRIA TÊXTIL

TCC Elaborado Por: Aline Domingues Cravo de Andrade Ozório

Orientador:Professor MSc Thames Richard Silva
  
Santos – SP

2009



O foco de estudo deste trabalho de conclusão de curso é pesquisar e discutir sobre a utilização da PET  – Polietileno Tereftalato como alternativa na indústria têxtil, o ciclo do produto na cadeia de distribuição da logística reversa, além de questões como sustentabilidade, descarte, clientes conscientes, legislação ambiental, ciclo de vida dos produtos, rentabilidade e as vantagens existentes para as organizações que possuem em sua política administrativa o conceito de fluxo reverso e o utilizam de forma eficiente.

1 – Logística Reversa

O termo logística reversa é o mais conhecido, mas existem outros que começaram a surgir como “logística verde” e “distribuição reversa”, que nada mais são que sinônimos ou extensões do conceito original da logística reversa.

2 - Logística Reversa de Pós-Venda

A logística reversa de pós-venda se caracteriza quando há a devolução do produto pelo cliente em qualquer ponto da cadeia de distribuição seja por erros comerciais, expiração do prazo de validade e falhas na qualidade, os produtos podem ser entregues á própria indústria, ao atacadista ou varejista.

Logística Reversa de Pós-Consumo


Após a vida útil, este vem pode ser destinado a um local seguro como aterros sanitários, a um local não seguro como a natureza, ou pode retornar ao ciclo produtivo através dos canais reversos da logística de pós consumo.

3 – Reciclagem

A reciclagem é o principal destino dos produtos que integram o cenário da logística reversa de pós-consumo no país.

É um conjunto de técnicas que têm por finalidade aproveitar os detritos e reutilizá-los no ciclo de produção de que saíram, é o resultado de uma série de atividades, pelas quais materiais que se tornariam lixo, ou estão no lixo, são desviados, coletados, separados e processados para serem usados como matéria prima na manufatura de novos produtos.

Ciclo Reverso da Garrafa PET


Todo conforto da vida moderna consome cada vez maiores quantidades de energia e matéria, porém só está disponível para consumo a matéria encontrada no planeta Terra, existem recursos renováveis como os vegetais e recursos não renováveis como o petróleo, matéria base da fabricação da PET.

O consumo cada vez maior de energia e matéria pela humanidade provoca uma degradação crescente, pois com o passar dos séculos a população humana cresceu e consumiu de forma descontrolada e inconsciente os recursos disponíveis no planeta gerando um desequilíbrio ecológico.

Atualmente, a atenção do mundo está voltada para essas duas questões, escassez de recursos e desequilíbrio ambiental, os governos, órgãos internacionais e indústrias investem milhões em dinheiro para minimizar os danos causados ao meio ambiente que comprometem a qualidade de vida do ser humano.

A indústria têxtil brasileira, segundo a ABIPET, ainda utiliza mais fibras naturais do que químicas para a produção de tecidos.

O Brasil por ser um país com grande extensão territorial, durante décadas, cultivou algodão sendo autossuficiente para abastecer seu principal consumidor no mercado interno, o setor têxtil, e o excedente eram exportados. Com o passar dos anos, a cultura do algodão foi substituída por outras como a soja e cana, o que fez com que a quantidade da produção do produto diminuísse, ao mesmo tempo, as exportações diminuíram, pois o mercado externo têxtil estava substituindo gradativamente a fibra natural pela fibra química, e entre as fibras sintéticas mais utilizadas foi o poliéster.

4 – Estudo de Caso

No estudo de caso deste TCC, foi escolhida a empresa Gatto de Rua, localizada em São Vicente – SP, que atua há 20 anos no setor de confecções, e que ha 2 anos criou uma linha de produtos ecologicamente corretos que utiliza o tecido proveniente do PET.

Anteriormente, ao lançamento da linha ecologicamente correta, a empresa já praticava ações ecológicas na empresa como por exemplo, a reciclagem do óleo de cozinha, os funcionários eram incentivados a coletarem o óleo de cozinha usado em garrafas PET´s nas suas residências e vizinhança, o óleo era entregue a uma empresa de São Paulo, parceira da Gatto de Rua, que faz o processo de transformação do óleo em biodiesel.

A Gatto de Rua não produz o tecido proveniente do PET, a empresa adquire o tecido pronto e apenas confecciona os produtos com esse tipo de material. A empresa possui fornecedores no estado de São Paulo e no Paraná e adquire quatro tipos de tecido proveniente do PET: a sarja, malha piquê, malha penteada e moletom.

A principal vantagem percebida pela empresa foi a consolidação da política empresarial focada na preservação do meio ambiente.

Outra vantagem foi o aumento da cartela de clientes, devido ao interesse dos mesmos pelos produtos da linha ecologicamente correta. Além de novos clientes, antigos clientes aderiram a nova linha de produtos.


Vantagens X Resultados

Como mencionado anteriormente o principal gargalho é ainda o preço do material, que é atualmente 20% mais caro que o tecido de algodão, mas o motivo disso é a falta de empresas que trabalhem o tecido de PET no setor têxtil, muitas vezes há dificuldade em encontrar a quantidade, o tipo do tecido e cor que a empresa precisa, os prazos de entrega são maiores comparados com os outros tecidos, devido a essa escassez de mão de obra e matéria-prima, vistas anteriormente no trabalho.

Observa-se que a prática da reciclagem das garrafas PET utilizadas no setor têxtil possuem alguns aspectos a serem melhorados para tornar o processo mais eficiente e maximizar os resultados financeiros.

Um fator que contribui para o não crescimento do setor têxtil na área de fabricação do tecido do PET é a falta de incentivo governamental para que os empresários se sintam atraídos em investir.


Grupo Albatroz


Anna, Christopher, Danilo, Diego, Nyckolas e Paloma

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Já comentou?