sábado, 3 de novembro de 2012

SEGURO MARÍTIMO E OS ACIDENTES DA NAVEGAÇÃO

SEGURO MARÍTIMO E OS ACIDENTES DA NAVEGAÇÃO 




RAPHAEL AYRES BIANCONI 

Orientador: Professor Paulo José Ferraz de Arruda Jr. 

Ano 2009 

  O trabalho realizado pelo estudante aborda o transporte marítimo, como podemos alcançar melhorias e rapidez na carga e descarga de produtos, sua história e os problemas de transporte enfrentados por este meio aquático. Tem como finalidade também, mostrar a importância do ambiente marítimo para o transporte de mercadorias de baixo e alto custo de venda e compra. 

 

Retirada de carga do navio que naufragou na Nova Zelândia
  A evolução deste trouxe a globalização para perto agilizando e maximizando as trocas e vendas de mercadoria, para que assim diversos países pudessem suprir seu mercado consumidor. Porém, com a entrada e saída de muitas embarcações eles começaram a perceber que havia muitos erros no sistema de navegação, entre eles acidentes de arribada, borrasca, presa, naufrágio, encalhe, abalroamento, colisão e alijamento que não poderiam ser identificados no momento ou até anteriormente do acontecido. 

  Um exemplo de perda de carga em ambiente marítimo também podem ser classificado em despesas extraordinárias. As despesas extraordinárias pelo código brasileiro tem benefício de desembarque até seu retorno. Elas classificam-se em:

  •   Avaria Simples 
  •   Avaria Grossa 
Avaria Simples: São as negligências do homem que não sabe comandar suas responsabilidades, colocando pessoas despreparadas à frente. São os prejuízos causados pela não supervisão dos responsáveis comprometendo a carga e o navio para um problema até mesmo maior. Como exemplo o Navio Ital Flórida - mostrado na imagem abaixo -, estava completamente sem organização e sem preparo para navegação, por esse e outros motivos de planejamento, o navio foi atingido por ondas de 8 metros de altura, desmoronando sua carga e naufragando mar abaixo.


 
Navio Ital Florida atingido por ondas de mais de 8 metros de altura devido ao mal tempo. 


Avaria Grossa: São acontecidas pela vontade do homem. Para evitar acidentes mais sérios seus administradores tomam atitudes como, por exemplo, forçar o navio a pausar numa área terrestre evitando um acidente pior. Reduzindo os danos a embarcação e a carga.
Os carregamentos dos navios podem ser de auto ou pequeno valor, porém, o que é importante é ter conhecimento sobre os acidentes naturais que podem ocorrer durante a travessia e, maneiras de organizarem-se para saber o que fazer quando houver um. No trabalho realizado pelo aluno, mostraram também os contratos feitos com as seguradoras para que haja garantia financeira quanto aos acidentes que possam vir a acontecer, minimizando os possíveis prejuízos. 


  Com o mundo globalizado as inovações tecnológicas podem melhorar as práticas do ambiente marítimo, entretanto elas não podem prever nem tão pouco evitar completamente os acidentes que os navios podem sofrer em decorrência de causas ambientais, mas podem minimizar os prejuízos das embarcações criando o conceito de transporte seguro para com seus clientes.


GRUPO CACHORRO




Integrantes: Yasmin, Rayssa, Juliana, Eduardo Lúcio, Bruno Nunes, Lohrana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Já comentou?