sexta-feira, 2 de novembro de 2012

COMPARAÇÃO ENTRE CONTAINERS REEFERS E CONTAINERS CRIOGÊNICOS





ESTUDO COMPARATIVO ENTRE REEFER E CONTÊINER CRIOGÊNICO
 
                               Caso LocalFrio   

Autoras: MARINA CAROLINE PITORRI MELLI e NICOLLE CONTES DE OLIVEIRA
 
 
Orientador: Prof. Álvaro Camargo Prado

 

Com o advento da globalização e o aumento significativo da produção, em setores como o de cargas congeladas e resfriadas, a logística assume papel primordial para a  geração de lucros e maximização de tempo. A criogenia é uma alternativa para os sistemas de cargas frigoríficas, pois, com a aplicação do CO2, é possível a viabilização de um transporte de congelados e resfriados com qualidade e ecologicamente correto.
 
A criogenia estuda fenômenos ocorridos a temperaturas muito baixas, geralmente associadas a gases liquefeitos, tais como o Nitrogênio e o Hélio. Esta tecnologia explora os efeitos da transferência térmica entre um agente e o meio. São processos de retirada de calor dos corpos com dispêndio de energia (resfriamento e congelamento). A tecnologia do frio tem inúmeras aplicações, seja nos processos industriais, ou mais especificamente nos logísticos (transporte e armazenagem).
 
O transporte de produtos alimentícios tomou uma grande fatia dos gráficos de exportação e em território nacional está presente no modal ferroviário principalmente para movimentação de carne, do centro-oeste para o sul do país. Visando este mercado a empresa brasileira LocalFrio Terminais Frigoríficos foi a primeira a viabilizar a montagem do primeiro contêiner criogênico em solo nacional, com a assessoria da empresa norte-americana detentora da patente o contêiner passou a operar em dezembro de 2010 e vem demonstrando que o uso de neve carbônica é a melhor opção em termos operacionais, logísticos e ambientais se comparado ao reefer que ainda é o mais utilizado.
 
O sólido de dióxido de carbono possui o nome genérico de sólido de dióxido de carbono possui o nome genérico de “gelo seco” e é um agente   refrigerante versátil.  Diferentemente da água que passa do estado sólido  e derrete, o gelo seco sublima, mudando diretamente  do estado sólido para o  gasoso; seu ponto de sublimação é-78.5°C. A temperatura  baixa e a sublimação direta para o estado gasoso faz do gelo seco e a sublimação direta para o estado gasoso faz do gelo seco um refrigerante muito efetivo.
 
Um dos maiores desafios para o desenvolvimento das atividades utilizando os equipamentos criogênicos são os elevados preços do dióxido de carbono. Para a  viabilização da técnica apresentada no presente trabalho, é necessário o controle absoluto do suprimento dede dióxido de carbono para o abastecimento dos equipamentos dióxido de carbono para o abastecimento dos equipamentos criogênicos. Um processo amplamente utilizado na atualidade é o seqüestro direto, onde o CO2 presente em refinarias, plataformas e Termoelétricas é separado dos demais componentes, capturado, transportado e armazenado em reservatórios geológicos subterrâneos.
 
Para a padronização dos containers, o Brasil adotou e ratificou os Termos Termos da proposta da International Standards Organization (ISO) da proposta da International Standards Organization (ISO), Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e Instituto de Metrologia, Normalização e Qualidade Técnica (INMETRO).
 
Os primeiros maquinários para containers frigoríficos, começaram a ser desenvolvidos na década de 60 com tecnologia a ser desenvolvidos na década de 60, com tecnologia semelhante aos refrigeradores, com a opção “liga-desliga”, a evolução tecnológica no campo da eletrônica iniciada nos anos 80, possibilitou o gerenciamento lógico das unidades e por derradeiro nos anos 90 houve a introdução dos micro-controladores.
 
O container criogênico quando comparado com os containers reefers atuais, possui algumas vantagens como: não é mecânico, atuais, possui algumas vantagens como: não é mecânico, não necessita de energia elétrica para seu funcionamento (os containers antigos necessitam de energia elétrica durante o transporte), não há a necessidade de monitoramento ou intervenções, sua operação é simplificada dispensando a contratação contratação de especialistas e reposição de cabos e conectores de especialistas e reposição de cabos e conectores, pode ser utilizado em qualquer modal de transporte, é ecologicamente correto.
 
O contêiner criogênico substitui o reefer com ganhos em diversos aspectos. Em relação à Logística, as vantagens de sua utilização são:

•Preservação da qualidade do produto;
•Simplicidade de operação: basta somente ajustar o termostato e acionar o sistema;
•Resfriamento imediato: a inércia térmica é virtualmente zero;
•Manutenção mínima;
•Preservação da qualidade do produto;
•Garantia da Cadeia do Frio;
•Baixo investimento;
•Compacto;
•Bacteriostático.
 
Na medida em que a economia mundial vai se tornando cada vez mais globalizada, a logística passa a ter acentuadamente um papel importantíssimo para a região. A existência de meios logísticos, em nível de preços razoáveis, influi significativamente na competitividade dos produtos comercializados. As mercadorias congeladas devem ser mantidas a uma temperatura de -18°C ou inferior, do momento em que são congeladas pela primeira vez ate chegarem ao porto de embarque.

Transportar carnes congeladas num país de dimensões continentais como o Brasil é um desafio significativo, tendo-se em vista que muitas vezes as estradas encontram-se em situação precária e não possível de dispor de todos os insumos necessários para a manutenção da qualidade obtida no frigorifico. Assim, o trabalho árduo despendido nas etapas anteriores para monitorar a qualidade durante o abate, no corte, na lavagem e na embalagem serão inúteis se as condições de transporte não forem adequadas.

A oscilação da temperatura durante o transporte diminui a qualidade do produto, e resfriar novamente antes do embarque fará com que a umidade migre do produto para as superfícies frias dos materiais de embalagem. Isto poderá resultar em desidratação do produto e um indesejável acúmulo de cristais de gelo dentro das embalagens. As perdas de qualidade do produto aumentam de acordo com a quantidade de elevação de temperatura e com a frequência de novos resfriamentos.

Primeiramente as mercadorias congeladas são carregadas no contêiner e suas portas são lacradas. Em seguida ocorre o abastecimento de CO2 líquido no compartimento do contêiner, sendo imediatamente convertido em neve carbônica, uma forma menos densa de gelo seco. O CO2 é fornecido por caminhões tanque. Após o período de trânsito, a neve carbônica contida no compartimento “bunker” sublima em forma de vapor e flui para baixo, envolvendo a carga e mantendo-a congelada. No período de transporte, o CO2 sólido remanescente sublima e se converte em vapor possibilitando a manutenção de temperatura adequada dentro do contêiner. Diferente do contêiner reefer que é utilizado atualmente, o contêiner criogênico não é mecânico e não tem necessidade de energia elétrica para o seu funcionamento.
 
O container criogênico foi testado e utilizado em sistemas intermodais nos Estados Unidos. Os testes estáticos foram acompanhados pela empresa SGS. O caminhão utilizado foi pesado antes e após o carregamento do CO2, com pesos respectivos de 13469 Kg de líquido e 6460 Kg de sólido, corroborando que apenas a metade do CO2 éé ô á convertida em neve carbônica. A válvula foi selada, a carga foi estocada no terminal de Rhenus por 22 dias, sendo a temp g peratura checada diariamente. A carga utilizada como parâmetro foi de 15060 Kg de batata frita congelada com temperatura variando de -14°C a -18°C, sendo esta temperatura checada checada através de 7 termômetros, colocados no interior do através de 7 termômetros, colocados no interior do container e as portas devidamente seladas.
 
A adoção de sistemas criogênicos para o transporte de cargas congeladas e resfriadas é uma solução para a otimização dos transportes  em qualquer tipo de modal quer seja ferroviário em qualquer tipo de modal, quer seja, ferroviário, marítimo ou rodoviário. O Brasil, pode valer-se de tal tecnologia para atenuar os gargalos logísticos. Por ser o container criogênico  de fácil operação e sem utilizar a eletricidade e ecologicamente correto, não há obstáculos para a utilização de forma eficaz nos modais de transporte.





                                                             Grupo Onça                                           
                                 Integrantes: Adilson V. Antolin  e  Sérgio Miranda 

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