segunda-feira, 26 de novembro de 2012

IMPACTO DOS CUSTOS OPERACIONAIS NA IMPORTAÇÃO: UM ESTUDO DE CASO



IMPACTO DOS CUSTOS OPERACIONAIS NA IMPORTAÇÃO: UM ESTUDO DE CASO

TCC elaborado por Bruno Carvalho Henrique de Souza
 Orientador: Profº Msc. Mário de Souza Nogueira Neto
2010
A importação de qualquer produto possui várias fases, e as mesmas podem ocorrer erros e problemas, e com isso elevando o custo dos processos juntamente o preço das mercadorias.
Para que isso não ocorra é importante conhecermos perfeitamente todos os processos e seus possíveis riscos.
Depois de sabermos tudo isso, devemos buscar maneiras de auxiliarmos a diminuir os custos desses processos e um conceito bom para isso é a Gestão de Projetos.
Gerenciar um projeto significa usar ferramentas, habilidades, técnicas e conhecimentos para  acatar suas exigências com custos, prazos e recursos limitados.
O gerenciamento de um projeto permite antecipar riscos e situações desfavoráveis que possam vir a ser encontradas.
O conhecimento adquirido durante o gerenciamento de um projeto, possibilita que futuros projetos tenham sua estimativa e seu planejamento facilitados. Essa prática permite que os riscos sejam gradualmente melhor gerenciados.
O gestor pelo projeto deve não apenas possuir habilidades de liderança, mas também ter um conhecimento em gerência. A gerência busca produzir resultados que atendam satisfatoriamente às expectativas das partes envolvidas, já a liderança é usada para estabelecer direção; envolve mobilizar e motivar pessoas visando obter a sua cooperação em busca do objetivo pré-estabelecido.
O projeto é formado por nove áreas de conhecimento, citadas e resumidamente explicadas, são elas: Gerenciamento do Escopo, Gerenciamento dos Custos, Gerenciamento do Tempo, Gerenciamento dos Riscos, Gerenciamento dos Recursos Humanos, Gerenciamento das Comunicações, Gerenciamento das Aquisições e Gerenciamento da Qualidade.
- Gerenciamento do Escopo trata-se de todo o trabalho necessário para que o projeto seja executado.
- Gerenciamento de Custos em um projeto aborda a estimativa, o orçamento e o controle das despesas. Esse processo é iniciado no início do planejamento do projeto, calculando o custo geral e criando o orçamento.
- Gerenciamento do tempo no processo atinge os processos que possibilitam que os projetos sejam executados no prazo. Todo projeto é importante que se tenha uma estimativa da sua duração. Esse fator é essencial para se ter noção se o resultado ser alcançado.
- Gerenciamento de riscos é o processo de planejar, organizar, dirigir e controlar os recursos humanos e materiais de uma organização, no sentido de diminuir os efeitos dos riscos sobre essa organização É um conjunto de técnicas que visa reduzir as perdas acidentais.
- Gerenciamento de Recursos Humanos é a união dos processos: Planejamento de Recursos Humanos, Contratação e mobilização da equipe, Desenvolvimento da Equipe e Gerenciamento da equipe, esses quatro processos interagem entre si para melhorar o a qualidade e desempenho dos membros do projeto.
- Gerenciamento das comunicações do projeto é a área de conhecimento que emprega os processos necessários para garantir a geração, coleta, distribuição, armazenamento, recuperação e destinação final das informações sobre o projeto de forma oportuna e adequada.
- Gerenciamento das Aquisições é responsável por cuidar das compras e aquisições de produtos, serviços ou resultados necessários para a realização do projeto.
- Gerenciamento da Qualidade incluem todas as atividades da organização executora que determinam as responsabilidades, os objetivos e as políticas de qualidade, de modo que o projeto atenda às necessidades que motivaram sua realização. 
Se cada uma dessas áreas de gerenciamentos estiver devidamente em ordem podemos minimizar os erros e os custos dos produtos, e melhorando o desempenho da empresa.

Grupo Falcão
Arthur Naka
Felipe Dias
Gislâine Assunção
Márcio Pereira
Oswaldo Chaves
Sarah Borges

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Já comentou?

Postar um comentário