segunda-feira, 19 de novembro de 2012

A LOGÍSTICA DA ÁGUA


A LOGÍSTICA DA ÁGUA
TCC elaborado por: ALDO TELES BARBOSA
Orientador: Prof.  MSc. Álvaro Camargo Prado
2010


A água é elemento essencial para a sobrevivência de qualquer ser vivo. Porém esse elemento de vital importância ainda não é visto com a sua devida (importância). No planeta Terra ¾ de sua superfície é composta por água, cerca de 97% é salgada e outros 2% estão bloqueadas em camadas de gelo, sobrando apenas 1% para o consumo.

A escassez d’água ainda não está sendo levada a sério pelos governos, e isso pode acarretar uma futura crise de abastecimento principalmente em países desenvolvidos. Como todos sabem água não é um bem finito e para a sua manutenção é necessária que aja uma melhor educação e principalmente conscientização da população quanto ao seu uso.

Para a sua distribuição ocorrer foi desenvolvido o sistema de abastecimento que abrange a captação, transporte, armazenamento e distribuição. Além é claro desenvolvimento de tecnologias, sistemas e instalações. O sistema de abastecimento para ser implementado precisa ter uma licença ambiental, por utilizarem recursos ambientais, pois podem causar alterações ambientais e seus resíduos são considerados como fonte de poluição.

Represa de Guarapiranga
Fonte: Sabesp

O consumo é fator fundamental no gerenciamento do sistema de abastecimento, pois é através dele que é planejado melhorias na rede de distribuição e melhorias. Para a medição da água consumida são utilizados medidores que calculam o m³ utilizado e em casos de não haver medidores são utilizados o consumo médio.

A cadeia produtiva da água compreende desde a sua captação junto a mananciais até a distribuição para o consumidor final. A escolha do manancial é de extrema importância, pois através dele serão mensurados os gastos que terão para tornar a água própria para consumo. Após ser retirada do manancial a água é transportada através de dutos até a adução, onde receberá os produtos químicos necessários para retirar o odor, impurezas, sabor e adição de flúor. Quando ocorre o termino do tratamento a água é armazenada em reservatórios onde aguarda a sua distribuição.

Sistema de Abastecimento de Água – Unidades componentes
Fonte: Adaptado de Orsini (1996)


Diversos sistemas estão sendo criados para controlar a perda de água produzida. A perda pode ser causada por vazamentos na rede, extravasamento de reservatórios, rompimento de adutoras e etc. O desperdício ocorre quando o consumidor utiliza de forma inadequada a água disponível. Em ambos os casos é gerado um custo, na perda há o encarecimento do preço médio da conta, e no desperdício o consumidor que terá que arcar com os custos.

Enquanto a sociedade e os governantes não tratarem com seriedade a questão de abastecimento, em um futuro próximo passaremos por grandes racionamentos de água e a falta dela em alguns lugares. A água nos mantém vivo, além de suprir nossas necessidades básicas de alimentação e higiene. Temos que ligar o sinal de alerta e economizar água para que não nos falte esse líquido precioso.






Um comentário:

Já comentou?